Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Downloads - Conselho Regional de Química - IV Região

Downloads 

 


INSTRUÇÕES PARA BAIXA DOS ARQUIVOS

Os arquivos disponibilizados nesta página podem estar nos formatos DOC, PPT, PDF, RAR ou ZIP. Isso significa que é necessário possuir no computador os seguintes softwares para poder abri-los: Word (arquivos DOC), PowerPoint (arquivos PPT), Acrobat Reader (arquivos PDF), Winzip (arquivos ZIP) e WinRAR (arquivos RAR). O texto a seguir explica como salvar os arquivos diretamente em seu computador.

Importante: 1) A utilização dos arquivos disponibilizados nesta página para outros fins que não o de consulta técnica ou didáticos só poderá ser feita com autorização expressa dos respectivos autores. Os infratores estão sujeitos às punições previstas em lei; 2) Os arquivos disponibilizados baseiam-se em legislações e outras normas técnicas editadas desde 2004 e que estavam contextualizadas com os eventos noticiados pelo Conselho nas respectivas épocas. Cabe, portanto, ao usuário verificar se tais conteúdos permanecem em vigor quando for usá-los.

Quality by Design - Fundamentos e Aspectos Regulatórios

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 17/11/2020. Confira também o vídeo na íntegra, disponível no canal do CRQ-IV no YouTube

Padrões Microbiológicos para Alimentos

Obtenha cópia do arquivo apresentado durante o evento, realizado no dia 03/11/2020. Confira também o vídeo na íntegra, disponível no canal do CRQ-IV no YouTube

Validação de Sistema de Água para Pequenas e Médias Empresas para Atendimento da RDC 48

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 08/10/2020. Confira também o vídeo na íntegra, disponível no canal do CRQ-IV no YouTube

Workshop sobre Validação de Higienização

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 05/06/2020. Confira também o vídeo na íntegra, disponível no canal do CRQ-IV no YouTube

Webinar Gestão de Resíduos
Clique aqui para obter cópia dos arquivos apresentados por Suely de Camargo e Wagner Pedroso durante o evento, realizado no dia 03/06/2020. Confira também o vídeo disponível no canal do CRQ-IV no YouTube.  

Webinar Águas Subterrâneas

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 25/05/2020. Confira também o vídeo na íntegra, disponível no canal do CRQ-IV no YouTube

VI Fórum de Ensino Técnico da Área Química

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 08/11/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para obter mais detalhes. 

VI Fórum de Ensino Superior da Área Química

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 18/10/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para obter mais detalhes. 

IV Simpósio de Alimentos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 02/10/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para obter mais detalhes. 

II Fórum de Meio Ambiente

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 20/09/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para obter mais detalhes. 

II Seminário sobre Proteção Indoor e Outdoor

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 15/08/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para obter mais detalhes. 

Mesa-redonda: Os rumos da sustentabilidade na indústria de saneantes

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 25/06/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para obter mais detalhes. 

VII Fórum de Recursos Hídricos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 04/06/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário: Resíduos de Agrotóxicos em Fitoterápicos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 29/04/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

IV Workshop de Divulgação - Avanços da Química na Área da Saúde

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 26/04/2019, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

V Fórum de Ensino Técnico da Área Química

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 09/11/2018, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

V Fórum de Ensino Superior da Área Química

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 19/10/2018, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

III Simpósio de Alimentos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 03/10/2018, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Fórum de Meio Ambiente - Impacto Ambiental no Solo

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 20/09/2018, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

II Fórum sobre RDC nº 47/2013

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 20/03/2018, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Livro Verde - Nomenclatura da Físico-Química

Iniciativa conjunta das sociedades Brasileira e Portuguesa de Química (SBQ/SPQ) possibilitou a padronização, pela primeira vez em Português, da nomenclatura da Físico-Química. O trabalho foi consolidado com o lançamento, em 12/04/2018, do livro Grandezas, Unidades e Símbolos em Físico-Química, conhecido como o Livro Verde da União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), que já está disponível para download no site da SBQ. O CRQ-IV está entre as entidades e empresas que apoiaram financeiramente o trabalho de tradução coordenado pelos professores Romeu Cardozo Rocha Filho, da Universidade Federal de São Carlos, e Rui Fausto, da Universidade de Coimbra.

Clique aqui para fazer o download.

VI Fórum de Recursos Hídricos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 20/03/2018, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário sobre Proteção Indoor e Outdoor

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 08/03/2018, na sede do CRQ-IV.

IV Fórum de Ensino Técnico da Área Química

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 10/11/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

IV Fórum de Ensino Superior da Área Química

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 20/10/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.
II Simpósio de Alimentos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 03/10/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário de Gestão de Riscos Ambientais

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 29/09/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário: Inovação tecnológica e tendências realizáveis para o mercado de saneantes

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 29/08/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário: Como preparar sua empresa para as inspeções regulatórias

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 15/08/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Fórum de Discussão sobre RDC nº 47/2013

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 23/05/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

II Seminário sobre Repelentes

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 07/04/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

V Fórum de Recursos Hídricos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 20/03/2017, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

III Fórum de Ensino Técnico da Área Química

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 18/11/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

III Fórum de Ensino Superior da Área Química

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 21/10/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Clique nos links para obter os arquivos (em PDF ou RAR) das apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.

Clique aqui para ver a programação de minicursos deste ano e saber como participar.


I Simpósio de Rotulagem de Alimentos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 05/10/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário: A Nanotecnologia Aplicada à Cosmética

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 26/09/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário de Valoração de Dano Ambiental

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 15/09/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário: Água para Indústria Cosmética e Reúso de Água de Processo

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 01/09/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

III Workshop de Divulgação - Química de Produtos Naturais: Tendências, Aplicações e Métodos de Análise

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado no dia 12/08/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário de Validação aplicada a RDC 48/2013

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento, realizado nos dias 19 e 20/05/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

IV Fórum de Recursos Hídricos

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento realizado em 17/03/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

Seminário sobre Repelentes

Obtenha cópia dos arquivos apresentados durante o evento realizado em 09/03/2016, na sede do CRQ-IV. Clique aqui para mais informações.

II Fórum de Ensino Superior da Área Química

Com o tema "Sustentabilidade e Inovações Tecnológicas na Área Química", o segundo Fórum de Ensino Superior promovido pelo CRQ-IV, com apoio do Sinquisp, foi realizado no dia 23 de outubro de 2015. Clique nos links abaixo para fazer o download dos arquivos (em PDF) das apresentações disponibilizadas pelos palestrantes.

Minicursos 2015

Clique nos links para obter os arquivos (em PDF ou RAR) das apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.

Seminário de Gestão de Resíduos Industriais

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "Seminário de Gestão de Resíduos Industriais", promovido no dia 24 de setembro de 2015, na sede do CRQ-IV, e que teve como foco discutir aspectos jurídicos e técnicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos, legislação analisada por um livreto da Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV lançado durante o evento (clique aqui para baixar o PDF).

Tema

Apresentador(a)

Técnicas de Disposição
Milton Norio Sogabe
(Cetesb)
Aspectos Jurídicos da Política Nacional de Resíduos Sólidos Marco Antônio Gallão

Caso de Sucesso: Gerenciamento de Resíduos Industriais

Wagner de Miranda Pedroso
(Volkswagen do Brasil)

Sistema de Gestão de Resíduos do Instituto de Química da Universidade de São Paulo Patricia Busko Di Vitta
(IQ-USP)

Workshop sobre Fotoprotetores

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "Workshop sobre Fotoprotetores", promovido no dia 28 de agosto de 2015, na sede do CRQ-IV, e que abordou temas como requisitos de qualidade e determinação do efeito protetor solar.

Tema

Apresentador(a)

A fotoproteção na mídia
Maria Inês Harris
(Instituto Harris)
Aspectos regulatórios e de segurança envolvidos no desenvolvimento de ativos e produtos para a fotoproteção
Maria Inês Harris
(Instituto Harris)

Avaliação de eficácia de fotoprotetores


Leonardo de Paula
(Natura Cosméticos)

Garantindo a eficácia dos fotoprotetores: controle da qualidade e estabilidade
Alice Moraes
(Johnson & Johnson)

II Workshop de Divulgação - "Química: a Ciência das Soluções" - Tema Central: Combustíveis

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "II Workshop de Divulgação da Química", promovido no dia 14 de agosto de 2015, em Rio Claro, no Colégio Alem, e que teve como assunto principal a importância da Química no desenvolvimento de combustíveis (renováveis e não renováveis). Clique aqui para obter mais informações sobre o evento.

Tema

Apresentador(a)

Matriz energética e fontes não renováveis - Panorama geral
Andrea de Batista Mariano
(CRQ-IV)
Petróleo e derivados Antonio Esio Bresciani

Tecnologias químicas aplicadas aos combustíveis

Antonio Esio Bresciani

Conversão de biomassa Ljubica Tasic
(IQ-Unicamp)
Biodiesel Matthieu Tubino
(IQ-Unicamp)

Workshop RDC 48

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "Workshop RDC 48", promovido nos dias 23 e 24 de junho de 2015, na sede do CRQ-IV, e que teve como assunto principal as formas de adequação das indústrias cosméticas às exigências da resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).


Tema

Apresentador(a)



RDC 48



Marcos Antonio Ferreira Gomes
(Anvisa)

Membranas de ultrafiltração, osmose reversa, resinas de troca iônica para tratamento de águas

Osmar Ailton Alves da Cunha
(Dow Water & Process Solutions)

Higiene e Limpeza


Angela Franco Mattos

Sistema da Qualidade

Márcia Palomares
(Fasb)

Pessoal e Treinamento
Alexandre Raso Navikas

Metodologia Analítica
Maria Inês Harris
(Instituto Harris)

Boas Práticas de Fabricação
Rosana Malícia
(Setor de Vigilância Sanitária da Secretaria de Estado da Saúde)

Auto-Inspeção
Patrícia Francisco
(Davene)



Documentação e Registro

Clique aqui
para fazer o download do arquivo que contém os modelos de documentos



Carlos Cezar Martins
(Escritório de Registros Vera Rosas)
Sistemas Informatizados
Alfonso Izarra
(eCP)

Recebimento e Armazenamento
Edison Nakayama


Produção, Controle de Qualidade e Amostragem

Carla Petrocco
(Yamá Cosméticos)

Qualificação e Validação de Sistemas


Artur João Gradim
(Avisa)

III Fórum de Recursos Hídricos

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "III Fórum de Recursos Hídricos", promovido no dia 19 de março de 2015, na sede do CRQ-IV, e que teve como assunto principal o reúso da água em um contexto de estiagem. O encontro integrou as comemorações pelo Dia Mundial da Água, cuja data oficial é 22/03.


Tema

Apresentador(a)

Tecnologias para Filtração da Água
Leandro Pitarello
(H2Life Brasil)

Soluções GE Água do Mar
Marcus Simionato
(GE Water & Process Technologies)

Variações da tecnologia MBR e o reúso de efluentes

Karina Vazquez Soares
(Ecosan)


Shale gas e a contaminação das águas subterrâneas e do Sistema Aquífero Guarani
Ricardo Hirata
(Centro de Pesquisas de Águas Subterrâneas/USP)
Importância da Preservação Ambiental para o Recurso Hídrico - A Visão Acadêmica Wanderley José de Melo
(Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias/Unesp)

Mesa-redonda: Mercado de Saneantes

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com as apresentações de palestrantes da mesa-redonda com o tema "Como a Tecnologia pode contribuir para a sustentabilidade ambiental no mercado de saneantes", promovida no dia 25 de setembro de 2014, na sede do CRQ-IV. O evento reuniu profissionais do setor para debater as tendências de tecnologia, produtos e processos sustentáveis na indústria de saneantes.


Tema

Apresentador(a)


Química Verde

Wilson Francisco de Lima
(OCC Química)

Tendências em produtos e ingredientes para o consumidor

Jefferson Santos
(Innovative Linkage)


Inovações Croda para um futuro sustentável

Matheus Coldibelli
(Croda)


Processos Verdes

Sonia Regina Manaf
(Ekotek)

Fórum de Logística Reversa

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com as apresentações de palestrantes do "Fórum de Logística Reversa - Embalagens Pós-Consumo", promovido no dia 23 de setembro de 2014, na sede do CRQ-IV. O evento reuniu especialistas para debater os avanços da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), em vigor desde 2010, e seus aspectos técnicos e sociais desde a concepção do produto até a reinserção na cadeia produtiva.


I Fórum de Ensino Superior da Área Química

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com as apresentações de palestrantes do "I Fórum de Ensino Superior da Área Química", promovido no dia 12 de setembro de 2014, na sede do CRQ-IV. O tema central do encontro foi “O Profissional da Química: Perspectivas do Mercado”.


Tema

Apresentador(a)


Apresentação das Ações do CRQ-IV e da Comissão de Ensino Superior

Andrea Mariano (CRQ-IV)

O Papel do Profissional da Química na Indústria - Oportunidades e habilidades esperadas

Iris Tébéka (Dow)


Habilidades e Competências esperadas do Profissional de Química - Aspectos Profissionais

José Eduardo Bevilacqua (Cetesb)


Visão Empreendedora na Área Química - Inovação e Empreendedorismo como disciplinas complementares da Educação Profissional

Antonio Carlos de Freitas Espeleta

Visão Estratégica de Mercado

(Os interessados no material apresentado deverão entrar em contato diretamente com o palestrante pelo e-mail mabasso@eastman.com)

Marcos Aurélio Basso (Eastman)

Perspectivas da Indústria em relação à Formação do Profissional da Química

Maria Gorette Fernandes (Basf)

II Fórum de Ensino Técnico da Área Química - Fórum +10

Clique nos links abaixo para obter os arquivos (em PDF) com as apresentações de palestrantes do "II Fórum de Ensino Técnico da Área Química - Fórum +10", promovido no dia 16 de maio de 2014, na sede do CRQ-IV. O tema central do encontro, realizado dez anos depois da primeira edição, foi “O Profissional da Química do século XXI: expectativas do mercado”.


Tema

Apresentador(a)


Apresentação das Ações do CRQ-IV e da Comissão de Ensino Técnico

Andrea Mariano (CRQ-IV)

Retrospectiva e Ações Resultantes das Propostas originadas no Fórum de 2004

Lígia Maria Sendas Rocha
(CRQ-IV)


O profissional da química no século XXI

Fernando Figueiredo (Abiquim)


Formando o profissional da química do século XXI

Maria Cristina de Almeida Oliveira (Fiesp/Senai)

Sobre o Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM)

Adilson Roberto Gonçalves (CTBE/CNPEM)

Panorama geral e considerações sobre o perfil profissional do Técnico da Área Química

Karina Cruz (L. A. Falcão Bauer)

Apresentação de propostas originadas no Fórum de Ensino 2013

Marta Eliza Bergamo (Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV)

Educação Profissional

José Vitório Sacilotto (Centro Paula Souza)



II Fórum de Recursos Hídricos

Clique aqui para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "II Fórum de Recursos Hídricos", promovido nos dias 17 e 18 de março de 2014, na sede do CRQ-IV, que teve como objetivos divulgar inovações tecnológicas e pesquisas na área de tratamento, discutir a disponibilidade, a qualidade e a garantia de suprimento de água para as gerações futuras. O encontro integrou as comemorações pelo Dia Mundial da Água, cuja data oficial é 22/03.

Fórum 2013: Ensino Básico de Química

Clique nos links para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "Fórum 2013: Ensino Básico de Química", realizado no dia 11 de dezembro de 2013, na sede do CRQ-IV. Foram debatidos projetos e iniciativas que visam aumentar o interesse de jovens estudantes pela Química.

Tema

Apresentador(a)


Apresentação CRQ-IV
Andrea Mariano (CRQ-IV)

O currículo de Química no Ensino Médio – Ações da Secretaria
Jerônimo da Silva Barbosa Filho e Natalina de Fátima Mateus (Secretaria Estadual da Educação)


Recursos Digitais para o Ensino de Química

Márcio Alves de Mello
(Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado)


O olhar do aluno pesquisador, utilizando como objeto de estudo a lata de milho

Parte 1 Parte 2

Wagner Affonso, Iolanda Pereira, Flávio Silva e Matheus de Souza
(Escola Estadual "Marcílio Dias")

Seminário - Energia e Biomassa

Clique nos links para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "Seminário - Energia e Biomassa", realizado no dia 17 de setembro de 2013, na sede do CRQ-IV. Foram abordadas alternativas para a geração sustentável de energia a partir de diversos materiais, como resíduos vegetais, agrícolas e industriais.

Tema

Apresentador(a)

Caso de sucesso - Produção de etanol (2ª geração) Aline Carvalho da Costa
(Universidade Estadual de Campinas - Unicamp)

Virtual sugarcane biorefinery

Otávio Cavalett
(Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais - CNPEM)

Aproveitamento energético de resíduos e biomassa

Rogério Carlos Perdoná
(Odebrecht)

Transformação de rejeitos lignocelulósicos em fibras de carbono

Verônica Calado
(UFRJ)

Minicursos 2013

Clique nos links para obter os arquivos (em PDF ou RAR) das apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.

Fórum - Recursos Hídricos: Oportunidades Tecnológicas

Clique nos links para obter os arquivos (em PDF) com os materiais apresentados por palestrantes do "Fórum - Recursos Hídricos: Oportunidades Tecnológicas", realizado no dia 21 de março de 2013, na sede do CRQ-IV. Entre os temas abordados estão aplicação de algicidas em represas, tratamento de águas e efluentes com membranas filtrantes, implantação de sistema de gestão ambiental, entre outros.

Tema

Apresentador(a)

Aplicação de algicidas em represas

Lucilene Silva
(GE Infrastructure)

Tratamento de águas e efluentes com membranas filtrantes

Eduardo Pacheco
(Portal Tratamento de Água)

Implantação de Sistema de Gestão Ambiental

Antonio Siqueira
(Prolab)

Processos oxidativos avançados

Prof. José Roberto Guimarães (Unicamp)

Gestão de recursos hídricos

Ézio Musetti
(Rhodia)


Seminário "Gestão Ambiental na Indústria Cosmética"

Material apresentado durante o seminário "Gestão Ambiental na Indústria Cosmética", apresentado no dia 26 de outubro de 2012, na sede do CRQ-IV. São abordadas práticas para gestão dos principais aspectos ambientais do desenvolvimento e manufatura de produtos de higiene, perfumaria e cosméticos incluindo legislação e normas, logística reversa, economia de água, tratamento de efluentes, reciclagem e outros.

Clique aqui para baixar o arquivo.

Minicursos 2012

Clique nos links para obter os arquivos (em PDF ou RAR) das apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.

Palestras AIQ

A realização de palestras para estudantes dos níveis Fundamental e Médio do estado de São Paulo foi uma das principais atividades desenvolvidas pelo CRQ-IV para comemorar o Ano Internacional da Química.

  • Clique aqui para obter cópia dos materiais de apoio distribuídos nesses encontros.

Minicursos 2011

Baixe arquivos (em pdf ou RAR) com as apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.

Minicursos 2010

Baixe arquivos (em pdf ou RAR) com as apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.

Parte 1

Parte 2

Parte 3

Parte 4 - Este arquivo é complementar; não será apresentado durante o curso.

Minicursos 2009

Baixe arquivos (em pdf ou RAR) com as apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.
Minicursos 2008
Baixe arquivos (em PDF ou RAR) com as apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.

(*) Esta apresentação possui um conteúdo maior que a utilizada durante o minicurso. O objetivo foi oferecer aos interessados informações complementares que não poderiam ser colocadas durante a aula em virtude do pouco tempo disponível.

(**) Os arquivos estão compactados.

Minicursos 2007
Baixe arquivos (em PDF ou RAR) com as apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.
  • Introdução à Tecnologia de Saneantes (São Paulo - 03/05, Campo Grande - 12/05, Ribeirão Preto - 19/05 e Campinas - 26/05/2007). Clique para baixar
  • Boas Práticas de Fabricação e Manipulação de Alimentos (Araraquara - 05/05 e São Paulo - 16/05). Clique para baixar
Minicursos 2006
Baixe arquivos (em PDF ou RAR) com as apresentações. Importante: os arquivos podem ser usados para fins técnicos e/ou didáticos, sendo obrigatória a citação da fonte. Não é permitido alterá-los e tampouco comercializá-los. Os infratores estarão sujeitos às penas previstas na Lei de Direitos Autorais.

Controle integrado de pragas (São Paulo - 11/11/2006)

Arquivo 1 - Manejo Integrado de Pragas Urbanas

Arquivo 2 - Controle Químico/formulação

Arquivo 3 - Controle Integrado de Pragas

Arquivo 4 - Equipamentos de Proteção Individual

  • Nanotecnologia aplicada aos têxteis (Americana - 25/11/2006)

Arquivo completo

  • Amostragem e validação em usinas de açúcar e álcool (Araraquara - 25/11/2006)

Arquivo completo

  • Qualidade em laboratório - BPL e ISO 1725 (São Paulo - 28/11 e Campinas 02/12/2006)

Arquivo completo

  • Tecnologia de produção de cachaça (Ribeirão Preto - 02/12/2006)

Arquivo completo

Palestras proferidas no I Fórum Regional de Ensino Técnico
O evento aconteceu dia 29 de setembro de 2004 na sede do CRQ-IV e teve a participação de quase 150 representantes de escolas. Os arquivos das apresentações estão no formato PowerPoint.
  • Clique aqui para ler a matéria divulgada no Informativo.
  • Clique aqui para baixar os arquivos contendo as apresentações.
  • Clique aqui para obter a transcrição das palestras proferidas (o arquivo está no formato PDF).

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região