Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


RDC nº 47/2013 é tema de fórum no CRQ-IV


Palestrantes promoveram mesa-redonda aberta a perguntas do público após as apresentações


Com o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), o Conselho Regional de Química - IV Região promoveu nesta terça-feira, das 13h30 às 17h, o Fórum de Discussão sobre RDC nº 47/2013. O evento foi direcionado a Responsáveis Técnicos e demais profissionais que trabalham na indústria de saneantes com Boas Práticas de Fabricação (BPFs), Procedimentos Operacionais Padrão (POPs), Qualidade, Garantia da Qualidade, Higiene e Limpeza, Sistema Informatizado e outros segmentos que tenham interface com os assuntos abrangidos pela RDC 47, publicada em 25 de outubro de 2013 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na abertura, o Químico Miguel Antônio Sinkunas, da Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV, chamou a atenção para as dificuldades que alguns profissionais ainda enfrentam para implementar a RDC nas empresas, o que motivou a realização do Fórum. A primeira palestra, que abordou a evolução das normas relativas às BPFs, foi ministrada pelo Bacharel em Química Assesio Fachini Junior, gerente industrial da empresa Thech Desinfecção, de Cotia. De acordo com o profissional, a RDC 47 representa "uma harmonização com o regulamento técnico do Mercosul para a fabricação de produtos saneantes, eliminando o roteiro de inspeção e tendo maior foco na avaliação de riscos e no gerenciamento da qualidade".

Em seguida, o Engenheiro Químico Milton Luiz Balotin, também integrante da Comissão de Saneantes do CRQ-IV, abordou procedimentos previstos pelas regras da Anvisa para a realização de avaliações de riscos por parte de gerentes do setor de Qualidade. Complementando o ciclo de apresentações técnicas, a Engenheira Química Silvia Rinaldi, da empresa Manserv/LSI, de São Caetano do Sul, falou sobre processos de validação, procedimento que visa estabelecer evidências documentadas de que processos gerarão constantemente produtos e resultados de acordo com especificações pré-definidas e atributos de qualidade.

Jéssica é RT de uma indústria de saneantes, onde cuida da Gestão da Qualidade
Conteúdo - O fórum, que abriu espaço para relatos de casos de implementação da RDC nº 47/2013 em algumas empresas, foi concluído com a realização de uma mesa-redonda com os palestrantes, abertas para o esclarecimento de dúvidas apresentadas pelo público. Entre os participantes, estava a Técnica em Química Jéssica de Carvalho, de Guarulhos, que atua como Responsável Técnica na fabricante de produtos saneantes Pleurimax, sediada na mesma cidade.

Para ela, o conteúdo apresentado atingiu as expectativas. "Os palestrantes trouxeram diferentes tipos de realidade e informações importantes para o meu cotidiano, já que cuido da Gestão da Qualidade, envolvendo processos e matérias-primas, na empresa onde trabalho", ressaltou.

Os arquivos com apresentações disponibilizadas por palestrantes podem ser baixados na seção Downloads.

Clique aqui
para conferir a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.



Publicado em 23/05/2017
Atualizado em 24/05/2017

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região