Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Conselho adere a programa contra corrupção - Conselho Regional de Química - IV Região

Conselho adere a programa contra corrupção 

 


 

O Conselho Regional de Química IV Região (SP) aderiu ao Programa Nacional de Prevenção à Corrupção (PNPC), promovido pelas Redes de Controle do Brasil. A adesão não significa que foram detectados atos irregulares na entidade, mas sim que ela está se propondo a tornar seus processos cada mais seguros e transparentes.

De caráter preventivo, a campanha lançada em 2021 pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (ENCCLA)  destina-se a avaliar as entidades públicas de todo o País com vistas a reduzir suas fragilidades, além de prevenir e combater a corrupção a partir da implantação de mecanismos de controle.

O programa apresenta as seguintes diretrizes:

  • Fortalecer as estruturas de prevenção à corrupção das organizações públicas;

  • Induzir a melhoria do perfil dos gestores públicos;

  • Manter sob controle a corrupção no País.

Desse modo, o PNPC tem como proposta auxiliar os gestores na adoção de boas práticas de administração e o aprimoramento contínuo dos sistemas de combate à fraude e corrupção.

O programa oferece ainda orientações, treinamentos, modelos e dispõe de parcerias com órgãos e entidades públicas e privadas para implantação dos mecanismos de controle à corrupção. Clique aqui para saber mais sobre esse tema.

Chamado de e-Prevenção , o sistema desenvolvido é a principal ferramenta de análise do PNPC. Trata-se de uma plataforma informatizada que permite o mapeamento e diagnóstico dos entes públicos quanto à suscetibilidade às práticas ilegais, por meio de um questionário autoavaliativo.

A metodologia do e-Prevenção veio para intensificar as práticas já adotadas pelo CRQ-IV/SP, por exemplo, na Seção II – Das Proibições, do Regulamento de Pessoal, que elenca várias práticas vetadas aos empregados da entidade no exercício de suas atividades profissionais. Sempre que entender necessário, o CRQ-IV/SP atualizará o citado regulamento para corrigir eventuais brechas que permitam a adoção por seus empregados de comportamentos em desacordo com os princípios e valores adotados pela entidade.

 

Publicado em 29/09/2021
Atualizado em 05/09/2022



 





 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região