Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho promove II Fórum sobre RDC nº 47/2013


Palestrantes responderam a dúvidas apresentadas pelo público após as apresentações


Guia já está disponível para download

A Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV promoveu nesta quinta-feira (26) o II Fórum sobre RDC nº 47/2013. O evento, que teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), foi direcionado a Responsáveis Técnicos e demais profissionais que trabalham na indústria de saneantes com Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Qualidade, Garantia da Qualidade, Higiene e Limpeza, Sistema Informatizado e outros segmentos que tenham interface com os assuntos abrangidos pela RDC 47, publicada em 25 de outubro de 2013 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na abertura, a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do CRQ-IV, lançou a edição revisada e atualizada do Guia para Empresas de Saneantes, que traz informações sobre o que é necessário para a constituição, instalação e regularização sanitária de empresas do setor, além da legislação e uma série de informações práticas (clique aqui para baixar o arquivo).

O moderador do evento foi o Químico Miguel Antônio Sinkunas, membro da Comissão de Saneantes. Ele ressaltou a importância de se promover o fórum pelo segundo ano consecutivo, já que, mesmo após a primeira edição (realizada em maio de 2017), muitos profissionais ainda apresentaram dúvidas básicas sobre como aplicar as determinações da RDC 47 em suas empresas. "Dessa forma, neste ano a prioridade foi apresentar casos práticos para um melhor entendimento", assinalou Sinkunas.

Fachini apresentou caso prático da Thech

Responsável Técnico na Thech Desinfecção, de Cotia, o Bacharel em Química Assesio Fachini Junior abriu o ciclo de palestras com um guia sobre como preparar as documentações exigidas pela resolução da Anvisa. Ele salientou que a antiga legislação era baseada em um roteiro de inspeção. Com a RDC 47, esse roteiro foi eliminado, fazendo com que as avaliações de risco e o gerenciamento da qualidade ganhassem importância. Além de apresentar o trabalho que estruturou e desenvolveu na Thech, chamou a atenção para o fato de que o profissional da área de Qualidade deve buscar a interação constante com os diferentes departamentos das empresas para obter as informações necessárias.

"Qualificação, Calibração e Validação" foi o tema da segunda palestra, conduzida pela Engenheira Química Silvia Rinaldi, RT na Manserv/LSI. A profissional falou sobre o rastreamento de processos produtivos e o mapeamento gerado a partir da implementação de um Plano Mestre de Validação, documento que serve como importante apoio para as empresas submetidas a inspeções sanitárias e também que buscam obter certificações.

A última apresentação foi de Angela Seles, Analista de Garantia da Qualidade no Grupo Polar (especializado em refrigeração), e abordou as obrigações e responsabilidades relacionadas às Boas Práticas de Fabricação (BPF). "É preciso que as determinações da RDC sejam incorporadas ao DNA da empresa, ou seja, que os colaboradores não apenas cumpram o que está previsto, mas entendam as razões disso e os benefícios decorrentes", citando como melhorias esperadas aumento de eficiência, redução do risco de falhas, menor custo operacional, entre outras.

Nelson veio de Piracicaba para ver as palestras

A programação foi encerrada com uma mesa-redonda, na qual os palestrantes responderam a questões apresentadas pelo público, formado por aproximadamente 80 profissionais da área de saneantes. Um deles foi o Bacharel em Química Nelson Francisco Mendes, que trabalha no desenvolvimento de produtos e processos da fabricante de saneantes domissanitários Syntax, de Piracicaba. Para ele, o evento serviu como uma forma de adquirir conhecimentos que possam evitar conflitos de interpretação sobre o que está previsto na RDC 47.

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis na seção Downloads.

Acesse a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.




Publicado em 26/04/2018
Atualizado em 27/04/2018

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região