Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho promove II Fórum sobre RDC nº 47/2013


Palestrantes responderam a dúvidas apresentadas pelo público após as apresentações


Guia já está disponível para download

A Comissão Técnica de Saneantes do CRQ-IV promoveu nesta quinta-feira (26) o II Fórum sobre RDC nº 47/2013. O evento, que teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), foi direcionado a Responsáveis Técnicos e demais profissionais que trabalham na indústria de saneantes com Boas Práticas de Fabricação (BPF), Procedimentos Operacionais Padrão (POP), Qualidade, Garantia da Qualidade, Higiene e Limpeza, Sistema Informatizado e outros segmentos que tenham interface com os assuntos abrangidos pela RDC 47, publicada em 25 de outubro de 2013 pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na abertura, a Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do CRQ-IV, lançou a edição revisada e atualizada do Guia para Empresas de Saneantes, que traz informações sobre o que é necessário para a constituição, instalação e regularização sanitária de empresas do setor, além da legislação e uma série de informações práticas (clique aqui para baixar o arquivo).

O moderador do evento foi o Químico Miguel Antônio Sinkunas, membro da Comissão de Saneantes. Ele ressaltou a importância de se promover o fórum pelo segundo ano consecutivo, já que, mesmo após a primeira edição (realizada em maio de 2017), muitos profissionais ainda apresentaram dúvidas básicas sobre como aplicar as determinações da RDC 47 em suas empresas. "Dessa forma, neste ano a prioridade foi apresentar casos práticos para um melhor entendimento", assinalou Sinkunas.

Fachini apresentou caso prático da Thech

Responsável Técnico na Thech Desinfecção, de Cotia, o Bacharel em Química Assesio Fachini Junior abriu o ciclo de palestras com um guia sobre como preparar as documentações exigidas pela resolução da Anvisa. Ele salientou que a antiga legislação era baseada em um roteiro de inspeção. Com a RDC 47, esse roteiro foi eliminado, fazendo com que as avaliações de risco e o gerenciamento da qualidade ganhassem importância. Além de apresentar o trabalho que estruturou e desenvolveu na Thech, chamou a atenção para o fato de que o profissional da área de Qualidade deve buscar a interação constante com os diferentes departamentos das empresas para obter as informações necessárias.

"Qualificação, Calibração e Validação" foi o tema da segunda palestra, conduzida pela Engenheira Química Silvia Rinaldi, RT na Manserv/LSI. A profissional falou sobre o rastreamento de processos produtivos e o mapeamento gerado a partir da implementação de um Plano Mestre de Validação, documento que serve como importante apoio para as empresas submetidas a inspeções sanitárias e também que buscam obter certificações.

A última apresentação foi de Angela Seles, Analista de Garantia da Qualidade no Grupo Polar (especializado em refrigeração), e abordou as obrigações e responsabilidades relacionadas às Boas Práticas de Fabricação (BPF). "É preciso que as determinações da RDC sejam incorporadas ao DNA da empresa, ou seja, que os colaboradores não apenas cumpram o que está previsto, mas entendam as razões disso e os benefícios decorrentes", citando como melhorias esperadas aumento de eficiência, redução do risco de falhas, menor custo operacional, entre outras.

Nelson veio de Piracicaba para ver as palestras

A programação foi encerrada com uma mesa-redonda, na qual os palestrantes responderam a questões apresentadas pelo público, formado por aproximadamente 80 profissionais da área de saneantes. Um deles foi o Bacharel em Química Nelson Francisco Mendes, que trabalha no desenvolvimento de produtos e processos da fabricante de saneantes domissanitários Syntax, de Piracicaba. Para ele, o evento serviu como uma forma de adquirir conhecimentos que possam evitar conflitos de interpretação sobre o que está previsto na RDC 47.

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis na seção Downloads.

Acesse a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.




Publicado em 26/04/2018
Atualizado em 27/04/2018

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região