Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Gestão de riscos ambientais é foco de seminário


Cerca de 50 profissionais participaram do evento, realizado na sede do CRQ-IV

Portela falou sobre análise de riscos no entorno de empreendimentos

A Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV, juntamente com o Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp) e a Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo (Abes-SP), promoveu no dia 29 de setembro o Seminário de Gestão de Riscos Ambientais. A iniciativa teve como principal objetivo aprofundar a análise do tema, com foco na sustentabilidade das organizações, abordando aspectos básicos da gestão ambiental, visão pragmática da sustentabilidade e casos de sucesso.


A palestra de abertura foi ministrada pelo Engenheiro de Materiais Marcos Portela, da AGR Engenharia, que apresentou as etapas da análise de riscos extramuros, ou seja, no entorno de empreendimentos industriais que lidam com substâncias químicas perigosas. O procedimento visa detectar possíveis impactos ao meio ambiente e a populações, obtendo informações que possam balizar Programas de Gerenciamento de Risco (PGRs). Esse tipo de análise passou a ser adotada após a ocorrência de acidentes de grandes proporções nas décadas de 1970 e 1980, em países como EUA, Índia e Brasil.

Os Princípios do Equador foram objeto da palestra de Ricardo Simonsen, da Mineral Engenharia. O conjunto de diretrizes tem o intuito de garantir que os signatários financiem somente projetos que sejam desenvolvidos de forma socialmente responsável e que incorporem práticas seguras de gestão ambiental. Atualmente, 91 instituições financeiras de 37 países são signatárias do acordo, estabelecido em 2003.


Novaes ressaltou que maior parte dos acidentes ambientais ocorre em rodovias

Dois casos de sucesso foram apresentados e concluíram o ciclo de palestras. O primeiro foi o da fabricante de alumínio Alcoa. As etapas do programa de gestão das áreas de saúde, segurança e meio ambiente da empresa foram detalhadas por Janaina Oliveira, que atua como consultora corporativa de Higiene Industrial para a América Latina e Caribe. O gerenciamento de riscos críticos para eliminação de fatalidades nos ambientes de trabalho e a excelência no processo de reportar acidentes são alguns dos pilares da iniciativa.

O segundo caso foi apresentado por Ricardo Novaes, diretor da Tera Engenharia. Ao falar sobre os tipos de risco ambiental mais frequentes, destacou aqueles que envolvem produtos químicos e materiais biológicos. O profissional apresentou dados da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) apontando uma predominância de acidentes ocorridos no âmbito do transporte rodoviário, que são mais difíceis de serem controlados por ocorrerem fora das empresas.

O seminário foi encerrado com uma mesa de perguntas direcionadas aos palestrantes, que esclareceram dúvidas do público.

Os arquivos com as apresentações que tiveram a liberação autorizada podem ser baixados na seção Downloads.
 
Confira a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.



Publicado em 02/10/2017

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região