Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Fórum celebra Dia Mundial da Água

Palestrantes do evento e integrantes da Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV durante mesa-redonda


A Comissão de Meio Ambiente do CRQ-IV promoveu nesta quinta-feira (17) o IV Fórum de Recursos Hídricos. O evento foi alusivo ao Dia Mundial da Água, cuja data oficial é 22 deste mês. Foram realizados dois ciclos de debates, encerrados por mesas-redondas com palestrantes, abertas a perguntas do público. Um total de 108 profissionais reservou vaga para o encontro, mas em razão da manifestação contra o governo federal que ocorreu na Avenida Paulista ao longo do dia, somente 88 pessoas conseguiram chegar à sede do Conselho.

Fotos: CRQ-IV

Mancuso fez a primeira palestra

Pela manhã, o primeiro palestrante foi o Engenheiro Químico e professor da Faculdade de Saúde Pública da USP Pedro Caetano Sanches Mancuso, que falou sobre o uso de fontes alternativas de água na visão da saúde pública. Em sua apresentação, destacou a importância do saneamento básico como forma de evitar que a qualidade da água seja prejudicada por poluição e, em especial, pelos denominados "contaminantes emergentes", que variam de produtos farmacêuticos e de higiene pessoal até pesticidas e herbicidas. "Esses contaminantes são resultados diretos da produção e do consumo de bens pela sociedade", explicou Mancuso.

Em seguida, dois palestrantes dividiram a parte do evento dedicada à gestão de recursos hídricos: Bruno Franco de Souza, da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos do Estado de São Paulo, e Aline Biscegli Lopes, da fabricante de bebidas Ambev. Souza abordou o desenvolvimento da Política Estadual de Recursos Hídricos, instituída em 1991, que baliza o planejamento paulista para a preservação dos diversos corpos d'água, como rios, córregos e mananciais. Para fins administrativos, foram criados 21 Comitês de Bacias Hidrográficas (CBHs), compostos por integrantes do governo estadual, de prefeituras municipais e membros da sociedade civil.

Especialista em Meio Ambiente, Aline Lopes apresentou a experiência da Ambev na gestão integrada de recursos hídricos como um caso de sucesso, no qual diversas iniciativas viabilizaram a economia de água. "De 2002 a 2015, a empresa obteve uma economia de 40% no consumo de água em seus processos produtivos", ressaltou. Além disso, a multinacional (que é a quarta maior cervejaria do mundo), reutiliza aproximadamente 75% da água que capta para a sua produção.

O período da manhã foi encerrado com outras duas palestras: na primeira, Joubert Trovati, Engenheiro de Processos na GE Water & Process Technologies, detalhou o desenvolvimento de soluções inovadoras para a geração de água de reúso de alta qualidade, além da busca pela neutralidade energética nas estações de tratamento. A segunda foi ministrada pela Engenheira Juliana Pontes Machado Andrade, da Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento (Sanasa) de Campinas, que apresentou um caso de sucesso da empresa, o desenvolvimento de uma Estação Produtora de Água de Reúso (EPAR).

Cunha: estado possui mais de 5 mil áreas contaminadas

Segundo bloco - A programação da tarde foi aberta pelo Engenheiro Agrônomo Rodrigo César de Araújo Cunha, gerente do Setor de Avaliação e Auditoria de Áreas Contaminadas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Medidas de gerenciamento de passivos ambientais, decorrentes da contaminação do solo e das águas subterrâneas, notadamente quando ocorrem vazamentos de combustíveis e abandono de plantas industriais, foram descritas por Cunha, que apresentou diversas estatísticas a fim de traçar um panorama da situação atual: em 2014 (ano com os dados mais recentes disponíveis), foi registrado pela Cetesb um total de 5.148 áreas contaminadas no território paulista, sendo que a maioria (3.825, o equivalente a 74%) é voltada para atividades comerciais, em especial postos de combustíveis.

A contaminação da água por hormônios e elementos com potencial para prejudicar o sistema endócrino de organismos vivos foi o tema da palestra do professor Fábio Kummrow, do Campus de Diadema da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). De acordo com o pesquisador, existem cerca de 800 substâncias que são categorizadas como possíveis "interferentes endócrinos", capazes de afetar funções relacionadas ao crescimento, à reprodução e ao comportamento, entre as quais estão agrotóxicos, o chumbo e hormônios como o estrogênio. "É de fundamental importância que o esgoto não seja lançada in natura em corpos d'água e que medicamentos tenham uma correta destinação", alertou Kummrow.

A última parte do fórum foi voltada para a discussão de aspectos técnicos jurídicos do reúso direto de água (quando há uso planejado e deliberado de esgotos tratados, sem lançamento ou diluição prévia, para uso industrial, irrigação, recarga de aquífero e fins potáveis). As questões técnicas foram abordadas pelo Engenheiro Sanitarista Eduardo Pacheco, diretor dos portais Tratamento de Água e Saneamento Básico. Ele comentou alguns dos dados presentes no relatório "Conjuntura dos Recursos Hídricos no Brasil", cuja versão mais recente é de 2014. Publicado pela Agência Nacional de Águas (ANA), órgão do governo federal responsável pela gestão dos recursos hídricos, o levantamento aponta que mais da metade da água consumida no País (54%) é utilizada para irrigação agrícola. Segundo Pacheco, há risco de haver disputa por água no futuro, pois menos de 10% do total de áreas plantadas recebe irrigação, o equivalente a 5,8 milhões de hectares. No entanto, o relatório estima que esse total possa aumentar para 29,6 milhões de hectares, o que demandaria um volume de água mais de cinco vezes maior do que o atual, sem aumento do total de áreas plantadas. Diante desse cenário, o Engenheiro afirma que o reúso da água se tornou uma necessidade inevitável, o que aumenta ainda mais a importância de se investir em tratamento de esgoto.

Ana Claudia La Plata de Mello Franco, do escritório Tabet Advogados, foi a última palestrante do evento. Além de fazer uma análise da legislação vigente voltada para a preservação dos recursos hídricos, a advogada salientou que o reúso de água para fins potáveis ainda é considerada uma alternativa com riscos ambientais e de saúde pública pela Organização Mundial da Saúde e especialistas no setor. Outra questão levantada por Ana Claudia é o fato de que ainda não existe uma normatização federal específica sobre o reúso, que é contemplado somente de forma indireta pela base legal vigente. "A regulamentação futura é necessária para que essa possível solução para a escassez de água não se transforme em um problema. É recomendável que o tema seja regulamentado por uma lei ordinária, cabendo aos Estados e Municípios disciplinar o tema de acordo com as suas peculiaridades", defendeu.

Elivelton e Rosane buscaram tendências e inovações em tratamento de água

Oportunidade - Atualizar os conhecimentos e ter contato com especialistas costumam ser as principais razões para se comparecer a um evento técnico, ainda mais quando se atua fora dos grandes centros. É o caso da Bacharel em Química Rosane Aparecida da Silva Bento Rocha, de Mirandópolis, cidade situada a cerca de 600 quilômetros da Capital, na região de Araçatuba. "Apesar das restrições de tempo, as palestras trouxeram informações importantes e, com as mesas-redondas, foi possível esclarecer dúvidas", afirmou Rosane, que trabalha no Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mirandópolis (SAAEM).

O Técnico em Química Elivelton Rodrigues Moraes, de Guarulhos, atua como assistente de laboratório industrial na metalúrgica Permetal, da mesma cidade, e buscou se informar a respeito das tendências mais recentes em tratamento de água. "É a primeira vez que participo do Fórum. Foi interessante por apresentar inovações que podem ajudar no cotidiano", elogiou.

Clique aqui para baixar as apresentações de palestrantes.

Clique aqui para acessar a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.

A quarta edição do Fórum de Recursos Hídricos contou com os seguintes apoiadores: Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), Associação dos Engenheiros da Sabesp (AESabesp), Associação Paulista de Empresas de Consultoria e Serviços em Saneamento e Meio Ambiente (Apecs), Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo (Abes-SP), Porto Seguro e Qualicorp.


Publicado em 17/03/2016
Atualizado em 21/03/2016



Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região