Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Impacto ambiental no solo é tema de fórum no CRQ-IV


Cerca de 70 profissionais da área ambiental acompanharam ciclo de palestras e participaram de mesa de debates ao final do evento



Rodrigo Cunha é gerente na Cetesb

A Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV promoveu nesta quinta-feira (20), das 8h30 às 12h30, o Fórum de Meio Ambiente - Impacto Ambiental no Solo. O evento teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental - Seção São Paulo (Abes-SP), por meio de sua Câmara Técnica de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, e das empresas Dairix e Intertox.

O fórum teve como principal objetivo apresentar os benefícios e a importância de novas tecnologias químicas na resolução dos problemas de contaminação do solo, abordando a nanotecnologia e processos de transporte de massa na mitigação do seu impacto ambiental, com base nas diretrizes legais.

O público de aproximadamente 70 pessoas foi composto por profissionais das áreas química e ambiental que atuam em empresas industriais e de serviços, além de estudantes.

O primeiro palestrante foi o Engenheiro Agrônomo Rodrigo Cunha, gerente do setor de Avaliação e Auditoria de Áreas Contaminadas da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb). Ele tratou dos aspectos normativos relacionados à DD038/2017/C, decisão da diretoria da Cetesb a respeito da gestão de áreas contaminadas, que atualmente já são cerca de 6.200 no território paulista. Cunha destacou que, em mais de 70% dos casos, esses locais foram ou ainda são utilizados por postos de combustíveis. O gerente da Cetesb também detalhou as etapas dos processos de identificação e reabilitação dessas áreas.  

Juliano Andrade: POA têm tido uso crescente

Em seguida, o professor José Marques Júnior, da Unesp de Jaboticabal, abordou o tema "DNA dos Solos: da nanotecnologia à segurança alimentar". Segundo o docente, que integra o grupo de pesquisa de Caracterização do Solo para Fins de Manejo Específico da instituição, é possível desenvolver técnicas mais baratas para se ter um diagnóstico rápido e preciso de áreas extensas que podem ter elementos potencialmente tóxicos (cobre, chumbo, zinco etc.), tais como as que são utilizadas para exploração de minérios. Um dos estudos desenvolvidos pelo grupo de pesquisa aplicou a técnica de Espectroscopia de Reflectância Difusa na cidade de Guariba, localizada na região nordeste do estado de São Paulo. 
 
A última palestra do fórum, sobre tecnologias de tratamento de áreas contaminadas, foi ministrada por Juliano de Almeida Andrade, da OxiAmbiental. Ao falar sobre processos de remediação ambiental, apontou como uma das tecnologias emergentes os Processos Oxidativos Avançados (POA), baseados na geração de radicais hidroxila. Andrade explicou que, devido à reatividade da hidroxila frente a inúmeros compostos tóxicos e recalcitrantes, como hidrocarbonetos de petróleo, a mineralização completa dos contaminantes pode ser alcançada.

A programação foi concluída com uma mesa de debates composta pelos especialistas convidados e aberta a perguntas do público.

As apresentações dos palestrantes estão disponíveis na seção Downloads.

Confira a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook. Outras imagens e vídeos estão disponíveis no Instagram do Conselho.





Publicado em 20/09/2018


Voltar para a relação de notícias


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região