Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Tendências em proteção solar são apresentadas em seminário



Participantes fizeram perguntas às especialistas em mesa-redonda promovida após o primeiro ciclo de palestras


A segunda edição do
 Seminário de Proteção Indoor e Outdoor foi promovida nesta quinta-feira (15) pela Comissão de Cosméticos do CRQ-IV. Com foco em atualidades sobre formas de se proteger dos diferentes tipos de radiação solar, o evento, que teve o apoio do Sindicato dos Químicos de São Paulo (Sinquisp), reuniu cerca de 40 profissionais das áreas acadêmica, científica e técnica, que atuam em departamentos de Pesquisa & Desenvolvimento, Controle de Qualidade e Marketing.


A programação foi dividida em dois ciclos de palestras. O primeiro bloco foi aberto pela gerente científica da área de Proteção Solar da Natura, a Bacharel em Química Priscila Moncayo. Formulações básicas de produtos, insumos utilizados e o contato dos protetores solares com a pele estiveram em destaque.

 

Na sequência, a médica dermatologista Luciana Samorano, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, abordou o conceito "full protection" ("proteção total", em tradução livre) visando a prevenção de neoplasias cutâneas. No vídeo abaixo, ela faz uma síntese do que apresentou, com destaque para inovações em proteção solar.

 

 


 

  Gustavo Facchini abordou impactos da radiação infravermelha-A sobre a pele humana

Encerrando o ciclo da manhã, a Engenheira Química Silvana Kitadai Nakayama, gerente de Tecnologia de Aplicação da Merck, falou sobre proteção avançada contra radiações dos tipos IR e HEV utilizando pigmentos funcionais.

 

O segundo bloco foi aberto pelo professor Marcelo de Paula Corrêa, do Instituto de Recursos Naturais da Universidade Federal de Itajubá (MG). Ele traçou um panorama da radiação solar no Brasil e seus impactos sobre a saúde da pele e dos cabelos. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) apresentados pelo docente, a estimativa para casos de câncer de pele (não melanoma) previstos para 2019 são maioria tanto entre os homens (28%) quanto entre as mulheres (29%). 

 

Em seguida, o pesquisador Lucas Offenbecker Guerra, da Allergisa, especializada na avaliação de cosméticos, falou sobre métodos alternativos para a aplicação de testes de eficácia em fotoprotetores. Ele assinalou que, para uma abordagem ter o potencial avaliado e aceito, esta deve ser submetida a um processo de validação, considerando questões como possíveis erros sistemáticos e reprodutibilidade.


Mirian buscou atualizações sobre fotoproteção: expectativas atendidas

A última palestra do seminário foi ministrada pelo biólogo Gustavo Facchini, cientista sênior da empresa Kosmoscience, que realiza testes de segurança em diversas áreas, tais como ciência da pele, ciência do cabelo, segurança clínica, cultura celular e fotoproteção. Em pauta, uma abordagem integrada sobre os efeitos deletérios (como a morte de células) da radiação infravermelha-A, destacando alvos potenciais e biomarcadores. No encerramento, uma mesa-redonda com os palestrantes do segundo bloco foi aberta a perguntas do público.

 

Esclarecimentos - Com experiência nas áreas regulatória e toxicológica, a Bacharel em Química Mirian Mateus da Silva, da Capital, participou pela primeira vez de um evento no Conselho e teve as expectativas atendidas. "Os palestrantes possuem um conhecimento amplo, que foi transmitido de forma simples e clara. Considerei muito produtiva a abertura para perguntas do público, visando o esclarecimento de dúvidas", elogiou. 

Outro ponto destacado pela profissional foi a abordagem multidisciplinar do seminário, reunindo especialistas de diferentes campos.

 

Baixe os arquivos que tiveram a liberação autorizada por palestrantes. 

 

Clique aqui para acessar a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.




Publicado em 15/08/2019

Atualizado em 16/08/2019


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região