Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


V Fórum de Ensino Superior coloca alimentos e bebidas em foco


Público incluiu estudantes, professores, coordenadores e outros profissionais ligados a instituições de ensino



Fábio Franco abordou aditivos alimentares

A Comissão de Ensino Superior do CRQ-IV promoveu no dia 19/10 a quinta edição do Fórum de Ensino Superior da Área Química. Com o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp), o evento propôs como tema central de discussão "A importância da Química na Tecnologia de Alimentos e Bebidas". O público de cerca de 70 pessoas foi composto por estudantes, professores, coordenadores de curso, além de outros profissionais de instituições de ensino.

A apresentação inicial foi conduzida pela Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do Conselho. O trabalho de fiscalização do exercício profissional e outras iniciativas promovidas pela entidade foram destacadas, como o Programa Selo de Qualidade para cursos de Nível Superior da área.

O evento foi dividido em dois blocos: no primeiro, ao longo da manhã, as palestras trataram de assuntos ligados à nanotecnologia, aditivos e corantes. Já na segunda parte, estiveram em pauta inovações ligadas ao processamento de alimentos, técnicas de conservação e controle de qualidade.


O Químico Industrial Fábio Franco, coordenador de P&D na empresa Kienast & Kratschmer, foi o primeiro palestrante do fórum. Falando sobre aditivos alimentares, salientou a necessidade de se desmistificar a imagem da química utilizada na produção de alimentos, ainda vista de forma negativa por parte do público leigo.

Carolina Siqueira, da Unicamp

Em seguida, a professora Patrícia Sinnecker, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), tratou de corantes naturais, que têm sido adotados no lugar dos sintéticos devido, segundo ela, a algumas vantagens: fatores ligados à percepção dos consumidores, a associação com efeitos benéficos à saúde e aspectos negativos relacionados aos corantes artificiais (como a incidência de alergenicidade em populações sensíveis) foram alguns dos exemplos citados.

A nanotecnologia e suas diferentes aplicações foram objetos da palestra de encerramento do primeiro bloco, a cargo da pesquisadora Carolina Siqueira Franco Picone, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Segundo bloco - Substâncias indesejáveis e potencialmente tóxicas, encontradas em alimentos ou bebidas como resultado de seu processamento ou preparação, os contaminantes foram discutidos pela Engenheira de Alimentos Adriana Pavesi Arisseto Bragotto, da Unicamp, na palestra que iniciou o segundo ciclo do fórum. Neste bloco, outras duas apresentações foram realizadas: o Químico Industrial Fábio Franco retornou para falar sobre técnicas de conservação e Renata Cerqueira, da Cargill, abordou inovações para o controle de qualidade na produção de alimentos, destacando a espectroscopia no infravermelho próximo (NIR, na sigla em inglês).

Uma mesa composta pelos palestrantes, aberta a perguntas do público, marcou o encerramento da programação.

Tatiane Moraes é coordenadora na UMC

Entrevista - Professora e coordenadora dos cursos da área química na Universidade Mogi das Cruzes, Tatiane Faustino de Moraes compareceu pela terceira vez ao fórum. Ela considera que o evento tem gerado contribuições importantes para a formação de profissionais de Nível Superior, especialmente por abordar temas atuais. "Procuro participar para obter informações que podem ser úteis aos meus alunos. Vemos muitos assuntos atuais, sempre buscando inovações tecnológicas e é isso que o mercado exige atualmente dos profissionais que formamos", ponderou.

O evento deste ano atendeu às expectativas da docente, que veio com o objetivo de saber mais sobre tendências para o mercado de alimentos orgânicos e naturais. "Saio daqui com novas informações e outras visões sobre o tema", salientou. Ela também fez sugestões para temas da área química que podem ser abordados nas próximas edições, relacionados aos segmentos de Cosmetologia, Química Forense e Química Verde.

Baixe as apresentações que tiveram a liberação autorizada na seção Downloads.

Confira a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook. Outras imagens e vídeos estão disponíveis no Instagram do Conselho.



Publicado em 19/10/2018
Atualizado em 23/10/2018


Voltar para a relação de notícias


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região