Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Avanços da Química na Saúde são destacados em workshop


Estudantes, professores e profissionais do mercado formaram o público do evento



A Comissão Técnica de Divulgação (CTDIV) do CRQ-IV promoveu nesta sexta-feira (26), na sede do Conselho, a quarta edição do Workshop de Divulgação da Química. Com o tema geral "Avanços da Química na Área da Saúde", a programação foi dividida em dois blocos. O evento teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

João Henrique Ghilardi Lago, da UFABC

A abertura do workshop foi realizada pela Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do CRQ-IV. Ela apresentou um breve histórico da atuação da CTDIV, criada em 2004 para dar suporte ao Conselho em questões envolvendo ações de divulgação da ciência química junto à sociedade, entre as quais se destaca a seção QuímicaViva, que inclui a página especial criada neste ano em alusão aos 150 anos da Tabela Periódica.

O professor João Henrique Ghilardi Lago, da Universidade Federal do ABC, foi o primeiro palestrante do evento. Ao abordar as etapas de extração de produtos naturais empregados no desenvolvimento de fármacos, ele valorizou a importância da busca por uma formação na área química integrada a outras áreas, como as de Farmácia e Biologia. Dessa forma, ponderou, os profissionais adquirem a base necessária para aproveitar a gama de oportunidades em pesquisa existente nesta área.


Erick Bastos, do Instituto de Química da USP

Pesquisador da Faculdade de Medicina da USP, o Químico Fábio Luiz Navarro Marques fez a segunda apresentação, destacando os radioisótopos, gerados a partir de elementos químicos e que se desintegram por emissão de radiação de partículas ou eletromagnética. Segundo ele, essas substâncias possuem diversas aplicações, como o uso no diagnóstico e tratamento de diferentes tipos de câncer, foco principal da palestra.

A evolução dirigida de proteínas, linha de pesquisa mantida pelos ganhadores do Prêmio Nobel de Química de 2018, formou o escopo da palestra de Ari José Scattone Ferreira, professor da UNIFIEO e membro da CTDIV. Ele salientou que uma das técnicas premiadas, a "phage display", é utilizada atualmente na evolução dirigida de peptídeos e anticorpos para combate a diversas doenças.

Estudos para analisar o uso de betalaínas presentes em flores fluorescentes e outros vegetais, especialmente a beterraba, foram abordados pelo professor Erick Leite Bastos, do Instituto de Química da USP. O segundo ciclo do workshop teve ainda a apresentação conduzida por Gezimar Donizetti de Souza, da empresa Accert. Contribuições das áreas de Química e de Biotecnologia para avanços na indústria farmacêutica estiveram em pauta, tais como a nanotecnologia e a engenharia celular.

Nos encerramentos de ambos os blocos, os palestrantes participaram de rodadas de perguntas feitas pelos participantes.

Maria Eunice pretende reforçar importância da Química para alunos

APRENDIZADO - Com experiência de mais de 20 anos no setor farmacêutico, tendo passagens por empresas como Allergan e Pfizer, a Química Maria Eunice Santana interessou-se pelo workshop como forma de obter informações sobre as tendências do setor em pesquisa. Ela, que atualmente é professora em uma escola estadual de Guarulhos, acredita que suas expectativas foram atendidas. "Fiquei muito satisfeita com o conteúdo das palestras. É possível incorporá-lo ao processo de aprendizagem, reforçando para os alunos a importância da ciência química em todos os setores da vida cotidiana e de se ter pesquisadores na área", enfatizou.

As apresentações que tiveram a liberação autorizada pelos palestrantes podem ser baixadas na seção Downloads.

Confira a galeria de fotos na página do CRQ-IV no Facebook.




Publicado em 26/04/2019
Atualizado em 02/05/2019


Voltar para a relação de notícias


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região