Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Novas tecnologias em debate no V Fórum de Ensino Técnico


Novas tecnologias e segurança química em foco na quinta edição do Fórum de Ensino Técnico



Henrique Eisi Toma, professor da USP

Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV promoveu nesta sexta-feira (9) a quinta edição do Fórum de Ensino Técnico da Área Química. "Tecnologia de Novos Materiais" foi o tema central proposto para o evento, que teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp). O público de aproximadamente 60 pessoas foi composto por diretores de escolas, supervisores de ensino, coordenadores e representantes de cursos, além de professores e estudantes.

O fórum foi dividido em dois blocos: no primeiro, realizado no período da manhã, a nanotecnologia e suas aplicações, impressão 3D, aditivos e nanoaditivos foram objetos das palestras do ciclo. Pesquisador agraciado com os prêmios Fritz Feigl e CRQ-IV, o professor Henrique Eisi Toma, do Instituto de Química da USP, iniciou a programação abordando a importância da nanotecnologia para o desenvolvimento tecnológico, destacando diversos exemplos, como o advento dos celulares smartphones com tela sensível ao toque ("touchscreen"). O palestrante também é autor de livros, como os que compõem a coleção Química Conceitual, que tiveram exemplares sorteados nesta sexta-feira pelo Conselho (clique aqui para obter mais informações).

André Munhoz atua no Biofabris/Unicamp

O segundo palestrante foi André Luiz Jardini Munhoz, pesquisador sênior do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Biofabricação (Biofabris), instalado na Unicamp. Ele destacou a impressão 3D como uma das técnicas mais avançadas para a elaboração de protótipos, apresentando as diferentes formas de aplicação desse método e trabalhos feitos no Biofabris. Dedicado à medicina regenerativa, o instituto fabrica próteses e órgãos artificiais. Após selecionar materiais metálicos, poliméricos e cerâmicos que tenham potencial de utilização, são empregadas técnicas de manufatura aditiva e de simulação computacional para realizar a síntese e a caracterização dos biomateriais, visando obter produtos que tenham a biocompatibilidade necessária.     

Ainda pela manhã, o Engenheiro Químico Cláudio Roberto Passatore, da empresa Chem4U, falou sobre aditivos e nanoaditivos. Os conceitos de "nanociência" (estudo dos fenômenos e manipulação de materiais) e "nanotecnologia" (desenvolvimento de estruturas em escala nanométrica, ou seja, 10-9m) foram explicados, assim como as potencialidades dos aditivos nanométricos, que podem viabilizar materiais com funcionalidades melhoradas e, ao mesmo tempo, uma redução do uso de substâncias químicas e seus resíduos.  O bloco foi encerrado com uma rodada de perguntas do público aos palestrantes.

Marcela Ribeiro, da Fundacentro

Segurança Química - Pesquisadora da Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), a Bacharel em Química Marcela Gerardo Ribeiro traçou um panorama global da Segurança Química, salientando as convenções internacionais que regem a produção, armazenagem, transporte e destinação de produtos químicos. Ao salientar que o tema ainda não está inserido de forma adequada na grade dos cursos da área, chamou a atenção para a importância de se adotar práticas que priorizem a segurança no trabalho desenvolvido em laboratórios didáticos e de pesquisa. 

No entanto, Marcela lembrou que o Brasil já elaborou, por meio da Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq) do Ministério do Meio Ambiente, o Termo de Referência de Educação em Segurança Química, desenvolvido ao longo de diversos seminários promovidos pela Fundacentro e que visa balizar a inserção do assunto nas grades dos cursos de forma transversal, não sendo objeto apenas de uma disciplina específica.
 
Também pesquisador na Fundacentro, Jorge Marques Pontes, com o tema "Impacto da nanotecnologia na saúde dos trabalhadores e meio ambiente", encerrou o ciclo de palestras do fórum. Riscos à saúde pela exposição a nanopartículas, como o desenvolvimento de doenças respiratórias, estiveram em pauta.

As apresentações que tiveram a liberação autorizada pelos palestrantes podem ser baixadas na seção Downloads.

Acesse a página do CRQ-IV no Facebook para conferir a galeria de fotos do evento.



Publicado em 09/11/2018
Atualizado em 12/11/2018


Voltar para a relação de notícias


Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região