Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Produtos naturais em foco no III Workshop de Divulgação da Química

Mesa-redonda com palestrantes do 1º bloco, mediada por Silvio Prada (2º da esq. para a dir.), da Comissão de Divulgação do CRQ-IV

Com o tema Química de Produtos Naturais: Tendências, Aplicações e Métodos de Análise, o III Workshop de Divulgação foi promovido nesta sexta-feira pelo Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), com o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp). O evento foi realizado pela primeira vez na sede do CRQ-IV, já que as duas edições anteriores ocorreram no Colégio Alem, de Rio Claro (a primeira em outubro de 2010 e a segunda em agosto de 2015). No total, cerca de 110 pessoas formaram o público presente, composto por representantes de cursos e de empresas da área química, além de profissionais, professores e estudantes.

Palestrantes do 1º bloco do workshop, que tratou das tendências e aplicações dos produtos naturais: Patrícia Sartorelli, Artur Placeres e Roberto Martins

O primeiro bloco do workshop, realizado no período da manhã, apresentou três palestras sobre tendências e aplicações dos produtos naturais. A primeira, com o tema "Produtos naturais: Estado da arte", foi ministrada pela Bacharel e Licenciada em Química Patrícia Sartorelli, professora associada da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Segundo ela, "há uma crença popular equivocada de que os produtos naturais (extraídos de plantas) são bons por não terem química". No entanto, ela explicou, para que seja possível produzir alimentos, bebidas e medicamentos, são necessários processos químicos para isolar os princípios ativos presentes nas substâncias naturais.  

A segunda palestra foi apresentada pelo Bacharel e Licenciado em Química Artur Placeres Neto, que descreveu aplicações dos produtos naturais na indústria cosmética, tendo como base projetos desenvolvidos na condição de pesquisador sênior da divisão de Inovação e Tecnologia da Natura. Ele apresentou vídeos da empresa e também destacou processos de extração de óleos essenciais e ingredientes aromáticos para a fabricação de perfumes. 

Fechando o primeiro ciclo, o professor Roberto Carlos Campos Martins, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, falou sobre processos de bioprospecção de produtos naturais, destacando metabólicos secundários como protótipos de fármacos. Uma mesa-redonda com os palestrantes, aberta a perguntas do público, encerrou a programação da primeira parte do workshop.

No segundo bloco, os professores João Henrique Ghilardi Lago e Humberto Santos Milagre abordaram inovações em análises

No período da tarde, duas palestras constituíram o segundo bloco, dedicado a métodos de caracterização e inovações. O primeiro palestrante foi o professor Humberto Márcio Santos Milagre, do Instituto de Química da Unesp de Araraquara. Dedicado ao ensino e à pesquisa na área de Química Orgânica, Milagre teve como principal objeto de sua apresentação a espectrometria de massas e sua ampla gama de técnicas e aplicações.

Priscila se interessa por equipamentos analíticos
Na última palestra da programação, o professor João Henrique Ghilardi Lago, da Universidade Federal do ABC, detalhou o uso de técnicas cromatográficas hifenadas (que combinam técnicas cromatográficas e espectrométricas) na análise de produtos naturais. No encerramento do workshop, ambos participaram de mesa-redonda que debateu questões apresentadas pelos participantes.

Aprendizado - As professoras Priscila Santos e Valdirene Platen, ambas da Escola Técnica Estadual (Etec) "Benedito Storani", de Jundiaí, buscaram novidades em produtos naturais que pudessem ser aproveitadas nas aulas do curso Técnico em Alimentos da instituição. Valdirene destacou a palestra dada por Artur Placeres Neto, da Natura, pelas inovações apresentadas. Já Priscila acredita que o workshop foi uma oportunidade para obter informações sobre equipamentos que têm sido utilizados em cromatografia, por exemplo. "Tenho interesse pela parte analítica e, nos últimos 20 anos, a evolução foi significativa. Por isso, pretendo me aprofundar nesse segmento", salientou.

Clique aqui para conferir a galeria de fotos no Facebook do CRQ-IV.

Clique aqui e baixe as palestras liberadas para download.



Publicado em 12/08/2016
Atualizado em 16/08/2016
Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região