Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


A Química presente nos sentidos é tema do VI Fórum de Ensino Técnico



Cerca de 100 pessoas, entre estudantes, professores e coordenadores de curso, acompanharam ciclos de palestras no auditório do CRQ-IV



Pelo sexto ano consecutivo, o CRQ-IV promoveu o Fórum de Ensino Técnico da Área Química, organizado pela Comissão de Ensino Técnico (CTEC) do Conselho e que, neste ano, teve como tema geral "A Química dos Sentidos". Dividido em dois ciclos de palestras, o evento recebeu o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp).

 

A abertura foi conduzida pela Engenheira Química Andrea de Batista Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas do CRQ-IV, que abordou a atuação da CTEC (mantida desde 2003) e suas iniciativas, que incluem eventos como o próprio Fórum, manuais e guias de referência para o ensino de Química nos níveis Médio e Técnico, e o programa Selo de Qualidade, instituído em 2007 e que já certificou 16 cursos ministrados por onze instituições do Estado de São Paulo (confira a galeria).

 

  Marcos Quindici teve como foco a identificação das cores pelo sentido da visão

Na primeira palestra, o professor Pedro Faria, do Instituto de Química da Unicamp, traçou um panorama de pesquisas feitas no âmbito do ensino, visando relacionar a ciência química com eventos do cotidiano das pessoas e mostrando exemplos de abordagens relacionados a sentidos como o paladar. Em sua avaliação, "a química das sensações pode ser entendida como a interpretação química dos estímulos internos e externos que provocam, no organismo humano, alguma resposta biológica".

 

Na sequência, o processo que permite ao olho humano a visualização e distinção das cores foi o tema em foco na apresentação do professor especialista em colorimetria Marcos Ziravello Quindici, que também atua como consultor. Um resumo de sua palestra pode ser conferido no vídeo abaixo, que traz ainda um balanço do evento feito pelo coordenador do Fórum, o professor Daniel Fontanesi Rossi, membro da CTEC.

 

 

 

 

Encerrando o primeiro bloco de palestras, o Cosmetólogo Evandro Luiz Loiola, supervisor de Fabricação e Produção da empresa WNF, que produz óleos essenciais, ressaltou a importância da Química em nível molecular para que o olfato possa detectar os diferentes tipos de aromas.

 

O segundo ciclo foi realizado no período da tarde e teve duas palestras. Na primeira, o professor Jorge Herman Behrens, da  Unicamp, chamou a atenção para a importância dos testes de análise sensorial, tendo como foco a avaliação de características dos alimentos, como sabor e textura.

 

A segunda apresentação foi conduzida por Matheus Henrique Vieira, da empresa Melk Cosméticos, que falou sobre as interações químicas relacionadas ao tato, responsável pelas sensações causadas pelo toque através da pele e também do cabelo. Vieira salientou a importância desse sentido para a indústria cosmética, especialmente para a realização de pesquisas sensoriais, cuja função é estreitar a ligação entre os produtos e a sensação causada nos consumidores, podendo ser um diferencial de sucesso para o setor de cuidados pessoais.

Juan Jerez Balboa tem interesse em análise sensorial e no mercado de bebidas

Após cada um dos blocos, rodadas de perguntas direcionadas aos palestrantes foram promovidas.

 

Referências - Estudante do curso Técnico em Química na Escola Oswaldo Cruz, Juan Jerez Balboa, da Capital, compareceu pela primeira vez ao Fórum por ter interesse em análise sensorial. "As palestras foram de alto nível e complementares umas às outras", elogiou Balboa, que tem formação anterior em Tecnologia Industrial e deseja ingressar no mercado de bebidas. Para ele, eventos técnicos como o promovido pelo CRQ-IV ajudam estudantes a ter uma oportunidade valiosa para atualização por meio do contato com especialistas renomados.

 

As palestras que tiveram a liberação autorizada por palestrantes estão disponíveis na seção Downloads.


Confira a galeria de fotos
do evento na página do CRQ-IV no Facebook.


Publicado em 08/11/2019

Atualizado em 12/11/2019


Voltar para a relação de notícias

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região