Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Secretaria desativa cabines colocadas em parques estaduais 

 

CRQ-IV

Representante do CRQ-IV, Andrea Mariano (à esq.) reiterou os riscos à saúde humana proporcionados pelos equipamentos

 


Em reunião promovida nesta sexta-feira (6) com representante do CRQ-IV, a Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA) do Estado de São Paulo se comprometeu a desativar, a partir deste final de semana, as cabines destinadas a fazer a higienização de pessoas. No último dia 31 de outubro, a pasta instalou esses equipamentos em quatro parques estaduais localizados na Capital (Villa-Lobos/Candido Portinari, Água Branca, Horto Florestal e Juventude) devido à reabertura aos finais de semana desses locais. Os espaços encontravam-se fechados aos sábados e domingos como medida para evitar a proliferação do novo coronavírus, responsável pela pandemia de Covid-19.

No encontro, o Conselho foi representado pela Engenheira Química Andrea Mariano, coordenadora das Comissões Técnicas da entidade. Ela enfatizou o trabalho realizado pelo Sistema CFQ/CRQs no sentido de alertar sobre os possíveis danos à saúde humana que podem ser causados pelo contato do digluconato de clorexidina a 0,2% (produto aspergido pelas citadas cabines) com as vias respiratórias e os olhos, incluindo a cegueira. Pareceres técnicos foram elaborados pelas comissões técnicas de Química Farmacêutica e de Saneantes que, posteriormente, foram corroborados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Todo esse arcabouço serviu de base para a decisão que levou o prefeito da Capital, Bruno Covas (PSDB), a vetar o Projeto de Lei que visava instituir a Política Municipal de Sanitização, aprovada em agosto pela maioria dos vereadores e que obrigava a instalação desses túneis em locais de grande fluxo de pessoas, como parques, shoppings, cinemas, terminais de transportes públicos etc.

Diante do panorama exposto, a coordenadora de Parques e Parcerias da SIMA, Rafaela Di Fonzo, ressaltou a importância da oportunidade de se estabelecer entendimentos entre o Conselho e a Secretaria, que tomou a iniciativa de promover a reunião em face dos questionamentos apresentados pelo CRQ-IV diante do anúncio, feito em 26 de outubro, do protocolo de reabertura aos finais de semana de parques municipais e estaduais situados na Capital, incluindo os quatro citados, todos geridos pelo Estado e que tiveram as cabines instaladas sob a justificativa de receberem um maior fluxo de pessoas.

De acordo com Rafaela, em caráter preventivo, será determinada a desativação imediata das cabines. Ao mesmo tempo, ela solicitou a emissão de um parecer técnico por parte do CRQ-IV visando obter a fundamentação necessária para o pedido de encerramento do acordo de cessão estabelecido entre a SIMA e a Neobrax, empresa que cedeu as cabines ao governo paulista. Na reunião, a pasta também foi representada pelos assessores Ana Lúcia Seabra e Vivaldo Neto, da mesma coordenadoria.

DOAÇÃO - As cabines colocadas nos parques estaduais foram doadas pela empresa Neobrax, do ramo farmoquímico, que também já as tinha fornecido ao Metrô e à Companhia Paulista de Trens Metropolitanos. No entanto, em setembro, logo após o veto de Covas ao citado projeto de lei, a Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo desativou os equipamentos em estações de trem e metrô, alegando que o contrato estabelecido com a Neobrax expirou e não foi renovado.

Matérias relacionadas:

 


Publicado em 06/11/2020




Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região