Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Cotait elogia ação do Conselho no veto ao PL dos túneis de sanitização em SP
 

Agência Brasil

 

Na via oposta, Trad quer túneis em todo o País

Em ofício enviado ao presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, destacou que a participação do Conselho foi fundamental para que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vetasse o Projeto de Lei nº 365/2020 que, entre outros pontos, obrigava a instalação de túneis/cabines de sanitização em locais de grande fluxo de pessoas, como terminais de transporte público, shopping centers, hipermercados, estádios de futebol, cinemas etc.

Supostamente, a medida se destinava a eliminar a carga viral, inclusive do novo coronavírus, que os cidadãos poderiam ter em suas roupas e corpo. Pareceres elaborados por comissões técnicas do CRQ-IV, posteriormente corroborados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), demonstraram a ineficácia da medida, como também advertiram que a aspersão de produtos químicos – não elaborados para este fim – em pessoas no interior desses dispositivos poderia causar graves danos à saúde. Os pareceres também alertaram para a falsa sensação de segurança que a iniciativa poderá provocar, levando muita gente a relaxar nos cuidados cientificamente comprovados para conter a proliferação de Covid-19, como usar máscaras, evitar aglomerações e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou, quando disponível, com álcool gel.

No ofício remetido a Viertler, Cotait Neto lembra que as entidades contrárias à instalação desses túneis têm mais duas batalhas pela frente. A primeira é convencer os vereadores paulistanos a manterem o veto do prefeito. Por enquanto, segundo apurou o CRQ-IV, não há data para que o assunto seja debatido na Câmara Municipal. A segunda é trabalhar pela rejeição no Congresso de um projeto apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD/MS), que quer a implantação desses túneis em todo o País.

Segundo Cotait Neto, a Facesp e a Associação Comercial de São Paulo, também presidida por ele, se manifestaram junto ao representante do Mato Grosso do Sul e a todos os demais senadores contra a aprovação do Projeto de Lei nº 4.117/20, citando inclusive a posição do CRQ-IV.

Clique aqui para ler a íntegra do ofício.


Matérias relacionadas:

 

 

Publicado em 21/09/2020


Voltar para a relação de matérias


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região