Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Cotait elogia ação do Conselho no veto ao PL dos túneis de sanitização em SP
 

Agência Brasil

 

Na via oposta, Trad quer túneis em todo o País

Em ofício enviado ao presidente do CRQ-IV, Hans Viertler, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp), Alfredo Cotait Neto, destacou que a participação do Conselho foi fundamental para que o prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), vetasse o Projeto de Lei nº 365/2020 que, entre outros pontos, obrigava a instalação de túneis/cabines de sanitização em locais de grande fluxo de pessoas, como terminais de transporte público, shopping centers, hipermercados, estádios de futebol, cinemas etc.

Supostamente, a medida se destinava a eliminar a carga viral, inclusive do novo coronavírus, que os cidadãos poderiam ter em suas roupas e corpo. Pareceres elaborados por comissões técnicas do CRQ-IV, posteriormente corroborados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), demonstraram a ineficácia da medida, como também advertiram que a aspersão de produtos químicos – não elaborados para este fim – em pessoas no interior desses dispositivos poderia causar graves danos à saúde. Os pareceres também alertaram para a falsa sensação de segurança que a iniciativa poderá provocar, levando muita gente a relaxar nos cuidados cientificamente comprovados para conter a proliferação de Covid-19, como usar máscaras, evitar aglomerações e higienizar as mãos frequentemente com água e sabão ou, quando disponível, com álcool gel.

No ofício remetido a Viertler, Cotait Neto lembra que as entidades contrárias à instalação desses túneis têm mais duas batalhas pela frente. A primeira é convencer os vereadores paulistanos a manterem o veto do prefeito. Por enquanto, segundo apurou o CRQ-IV, não há data para que o assunto seja debatido na Câmara Municipal. A segunda é trabalhar pela rejeição no Congresso de um projeto apresentado pelo senador Nelsinho Trad (PSD/MS), que quer a implantação desses túneis em todo o País.

Segundo Cotait Neto, a Facesp e a Associação Comercial de São Paulo, também presidida por ele, se manifestaram junto ao representante do Mato Grosso do Sul e a todos os demais senadores contra a aprovação do Projeto de Lei nº 4.117/20, citando inclusive a posição do CRQ-IV.

Clique aqui para ler a íntegra do ofício.


Matérias relacionadas:

 

 

Publicado em 21/09/2020


Voltar para a relação de matérias


 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região