Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Aprovado PL que obriga instalação de túneis de desinfecção em SP


Em votação realizada na noite de ontem, a Câmara de Vereadores de São Paulo aprovou o substitutivo ao Projeto de Lei (PL) 01-00365/2020, do vereador Camilo Cristófaro (PSB) e outros, que institui a "Política de Sanitização em São Paulo, para conter a transmissão de doenças infectocontagiosas". Entre as medidas previstas, ele determina a instalação de "equipamentos de sanitização de pessoas" em locais de grande circulação, como parques, terminais de transportes públicos, shoppings, hipermercados etc. como forma de supostamente eliminar microrganismos do corpo e vestes dos frequentadores. Tais equipamentos também são chamados de túneis ou cabines de desinfecção. 

Desde junho, o Conselho elaborou e enviou aos vereadores dois pareceres técnicos contrários à medida, que carece de comprovações científicas quanto à eficácia para eliminar agentes patógenos, como o novo coronavírus. Os estudos também alertam para o fato de que o projeto prevê a aplicação de produtos químicos sobre as pessoas de forma não prevista em testes toxicológicos, o que pode causar danos à saúde, inclusive cegueira. 

Os pareceres foram corroborados por notas técnicas publicadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), sendo a mais recente a de número 70/2020.

O PL já havia passado por uma primeira votação no dia 22/07. Desde então, o Conselho concedeu entrevistas a grandes órgãos de imprensa alertando sobre os riscos da media para a saúde pública (confira aqui, aqui, aqui e aqui).

Na votação de ontem, que ocorreu com parte dos parlamentares falando via internet, os vereadores Camilo Cristófaro e Aurélio Nomura (PSDB) protagonizaram uma discussão virtual sobre o assunto que quase levou ao encerramento da sessão. Nomura, que já vinha se manifestando contra o projeto, disse que mantinha sua posição "de acordo com a manifestação feita pelo Conselho Regional de Química, por ser danoso à saúde pública". Nesse momento, foi interrompido de modo truculento por Cristófaro, que vociferou: "Vai plantar batatas que você nem sabe o que está falando, Aurélio". Confundindo a entidade que elaborou a manifestação citada por Nomura, Cristófaro acusou o colega de ser mentiroso, afirmando que "não existe nada de manifestação do conselho de medicina". Confira no vídeo trecho da sessão:

 

Além de Nomura, votaram contra o PL os vereadores Daniel Annenberg (PSDB), Fernando Holiday (Patriota), George Hato (MDB), Janaína Lima (Novo), Juliana Cardoso (PT) e Ricardo Nunes (MDB).

O CRQ-IV fará agora gestões junto aos titulares das secretarias envolvidas com o assunto, como as de Saúde e Meio Ambiente, para buscar convencê-los a sugerir ao prefeito Bruno Covas que não sancione o texto aprovado pela Câmara.

Veja abaixo outras reportagens sobre o assunto:

 

Publicado em 13/08/2020


Voltar para a relação de matérias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região