Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Justiça determina retirada de túnel de desinfecção em Boituva

 

Prefeitura de Boituva

 

A Justiça acatou um pedido do Ministério Público (MP) e concedeu liminar na última terça-feira (16) determinando a retirada de um "túnel de desinfecção" instalado em abril no Terminal Rodoviário da cidade de Boituva, no interior paulista, pela prefeitura local. A decisão se baseou no argumento de que não há comprovação científica de que esse tipo de estrutura, que expele uma solução sanitizante de ozônio aquoso, tenha eficácia comprovada para combater o novo coronavírus (responsável pela pandemia de Covid-19) que eventualmente possa estar em roupas, calçados e acessórios.

A Prefeitura de Boituva, que alegou ainda não ter sido notificada, poderá recorrer da decisão judicial em até 30 dias. Caso não retire o túnel, que foi doado por empresários e não teve custos para o município, deverá pagar uma multa diária de R$ 5 mil. 

 

A determinação da Justiça está alinhada com uma nota oficial emitida no dia 30 de abril em conjunto pelo Conselho Federal de Química (CFQ), Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV) e Associação Brasileira de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes (Abipla) que, em 7 de maio, foi corroborada pela Nota Técnica nº 38/2020, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

As entidades se pronunciaram diante da instalação de túneis, tendas ou cabines com a mesma finalidade em pontos de grande circulação de vários municípios. O documento buscou informar a sociedade sobre a falta de comprovação científica quanto à eficácia desses dispositivos na eliminação de microrganismos, apontar para os riscos à saúde que a aplicação de saneantes diretamente na pele podem causar e, tão grave quanto, alertar para a falsa sensação de segurança que tais dispositivos podem proporcionar, levando as pessoas a relaxarem nos cuidados consagrados para evitar infecções, como usar máscaras e lavar as mãos com frequência com água e sabão ou usar álcool gel.

 

Em complemento à citada nota oficial, em 8 de maio, a Comissão Técnica de Saneantes (CTSan) do CRQ-IV elaborou um Informe Técnico específico sobre "túneis de desinfecção" que usam o ozônio como agente saneante, como é o caso do equipamento instalado em Boituva. Segundo o documento, não há estudos comprovando que essa solução seja capaz de eliminar patógenos. O informe também alerta que qualquer aplicação de ozônio, por sua alta instabilidade, exige, em geral, sua produção no local, in situ. Os equipamentos geradores desse gás normalmente o produzem a partir do ar atmosférico. Entretanto, este método de captação de oxigênio é impróprio para aplicações controladas, já que de forma subsidiária haverá geração de outros componentes danosos, como N2O2 (dióxido de nitrogênio), HNO3 (ácido nítrico), entre outros.

Somente a produção de ozônio a partir de oxigênio medicinal puro é segura porque garante a ausência de gases indesejados ou poluentes. Nenhum túnel/tenda de que se teve notícia usava oxigênio medicinal como matéria-prima para produção de ozônio.

A CTSan ressaltou ainda em seu informe que o grau de periculosidade do ozônio varia de acordo com a sua forma de apresentação. Como gás, ele é altamente oxidante e comburente, o que significa que pode gerar incêndios e explosões se entrar em contato com materiais combustíveis. Essas propriedades degradam compostos orgânicos e inorgânicos, atacando proteínas, lipídios, microrganismos e prejudicando o crescimento de vegetais.

O conteúdo do Informe Técnico foi ratificado pela Anvisa por meio da da Nota Técnica nº 51/2020, acrescentando que a exposição leve e moderada de pessoas ao ozônio produz danos ao trato respiratório superior e irritação ocular. O organismo está sujeito a danos gravíssimos se submetido a altas exposições ao gás.

 

 

Publicado em 18/06/2020


 Voltar para a relação de matérias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região