Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Empresas não têm como instalar túneis, que são desnecessários


Segundo a Associação Comercial de São Paulo (ACSP), 80% das empresas sediadas na capital e que serão obrigadas a instalar túneis de sanitização para que pessoas ingressem em suas dependências não têm estrutura física e tampouco caixa para fazer tal investimento. A afirmação foi feita pelo economista Marcel Solimeo, superintendente da entidade, durante live promovida pelo CRQ-IV nesta sexta-feira, dia 28/08. Para ele, a medida é totalmente desnecessária e pune as empresas que já cumprem os protocolos de segurança estabelecidos pelas autoridades públicas e estão tentando sobreviver durante a pandemia de Covid-19. O evento discutiu os impactos na capital do projeto de lei aprovado recentemente pela Câmara de Vereadores, que obriga a instalação dessas estruturas em espaços públicos e privados com grande fluxo de pessoas, como parques, shoppings, mercados, cinemas, restaurantes, bares etc. O projeto se encontra com o prefeito Bruno Covas, que poderá sancioná-lo, vetá-lo ou vetá-lo parcialmente.

Transmitida pelo canal do Conselho no YouTube, a live teve as participações de Aurélio Nomura, vereador pelo PSDB que votou contra o projeto aprovado pela Câmara; Paulo Engler, diretor executivo da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla); e de Ubiracir Fernandes Lima Filho, Químico Industrial, especialista em Vigilância Sanitária e colaborador das comissões técnicas de Saneantes e de Química Farmacêutica do CRQ-IV. A mediação foi do Engenheiro Wagner Contrera Lopes, chefe do setor de Fiscalização do CRQ-IV e conselheiro suplente do Conselho Federal de Química (CFQ).

Baseados em documentos publicados pelo CRQ-IV, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e também pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, os participantes foram unânimes em reafirmar que não há comprovação científica quanto à eficácia desses túneis na eliminação de microrganismos, como o novo coronavírus. Além disso, voltaram a advertir que a pulverização sobre pessoas de produtos químicos não desenvolvidos para tal fim tem potencial para afetar o trato respiratório e até causar cegueira.

Ubiracir Fernandes Lima Filho lembrou que os mecanismos de ação das biguanidas, substâncias encontradas em produtos saneantes, cosméticos e medicamentos, são bem conhecidos e eficazes. O problema está no seu uso indiscriminado e nos métodos de aplicação não previstos nos testes toxicológicos. A aplicação na pele, que pode alcançar as mucosas e o trato respiratório pela inalação, vai gerar uma reação química e desencadear efeitos adversos, disse. Lima Filho citou como exemplo um certo detergente capaz de eliminar o novo coronavírus: “Ele resolve? Resolve! Então, vamos ingerir?”. O profissional disse que até mesmo o uso indiscriminado do álcool gel vem causando problemas de toxicidade principalmente em crianças, muito provavelmente porque, em algumas situações, não foram observadas as Boas Práticas de Fabricação específicas para a versão do produto destinada à aplicação sobre a pele.

Apesar de o PL dos túneis ter sido aprovado com facilidade na Câmara – já que boa parte dos vereadores viu nele uma oportunidade de ter seu nome associado a um tema que, em tese, traria benefícios para os cidadãos – o vereador Aurélio Nomura acredita que o prefeito não o sancionará. Antes de chegar às mãos de Covas, lembrou, o texto será avaliado pelos técnicos da Secretaria da Saúde. Nomura disse ter certeza de que a secretaria já deve ter juntado os documentos elaborados pelo CRQ-IV, Abipla e Anvisa e, com base neles, será “praticamente improvável que o secretário Edson Aparecido não veja nada de errado diante da farta documentação contrária”, afirmou. Além de serem ineficazes, os túneis podem ser danosos à saúde da população, por isso a pasta não deverá recomendar a instalação dessas estruturas, completou o vereador.

Wagner Lopes disse que tanto o CRQ-IV quanto o CFQ enviaram ofícios ao prefeito pedindo o veto ao projeto. Ele também lembrou que São Paulo serve de vitrine para País e que, por isso, Bruno Covas tem em mãos a oportunidade de evitar que uma medida sem fundamento científico e que pode colocar em risco a saúde das pessoas ganhe força e se espalhe para outras cidades.

Ao relatar notícias sobre a instalação desses túneis em cidades da Colômbia e do Peru, Paulo Engler, da Abipla, comentou que “há um grande negócio por trás desse assunto”. O executivo disse que a Abipla defende que as orientações da Organização Mundial da Saúde para evitar a propagação do novo coronavírus sejam seguidas, mas sem que se recorram a mágicas [como os túneis], afirmou.

O perigo de que a implantação de túneis de sanitização se torne obrigatória em todo o País já é uma realidade. No dia 12 deste mês, o senador Nelsinho Trad (PSD/MS) apresentou um projeto obrigando a instalação desses dispositivos nas entradas de espaços com potencial de grande aglomeração de pessoas. O objetivo seria o mesmo: pulverizar produtos químicos sobre as pessoas para, supostamente, eliminar a carga viral que elas teriam em seu corpo e roupas. Os participantes da live disseram que iniciarão desde já uma mobilização nacional contra o projeto.

Clique aqui para assistir a íntegra da live.


Matérias relacionadas:




 

Publicado em 29/08/2020


 Voltar para a relação de matérias


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região