Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Abiquim critica possível fim do REIQ


tartila/freepik

A Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) manifestou nesta terça-feira (2) posicionamento contrário à possibilidade de extinção do Regime Especial da Indústria Química (REIQ), criado em 2013 com o objetivo de auferir maior competitividade ao setor químico brasileiro por meio da desoneração das alíquotas de PIS/Cofins incidentes sobre a compra de matérias-primas básicas petroquímicas da primeira e da segunda geração.

De acordo com a entidade, "o setor químico é altamente estratégico para a indústria nacional e foi considerado atividade essencial pelo Decreto nº 10.329, de 28 de abril de 2020, o que possibilitou manter as operações e o fornecimento de insumos para a produção de itens fundamentais aos serviços de saúde e ao combate à Covid-19", citando como exemplos produtos para tratamento de água, produtos de limpeza, sanitizantes, gases medicinais, descartáveis hospitalares, detergentes/desinfetantes, medicamentos, produtos de higiene pessoal, entre outros, que ficarão mais caros com a extinção do REIQ, segundo a Abiquim. Também foram citadas as máscaras cirúrgicas, compostas de prolipropileno (insumo incluído no Regime Especial), e as seringas para vacinação.

Até mesmo itens do cotidiano deverão sofrer reajuste: escovas de dentes, garrafas e tampas de bebidas, o saco plástico que preserva desde o papel higiênico até alimentos como o arroz e o feijão, o chinelo de dedo, detergente para lavar louça, pentes para cabelos e uma infinidade de produtos feitos a partir do plástico. Sem o REIQ, as máscaras, seringas e esses outros diversos produtos sofrerão aumento de preços, aumentando ainda mais a crise econômica decorrente da pandemia.

"O REIQ nada mais é do que uma medida de mitigação parcial do Custo Brasil no setor petroquímico que, estando no início da cadeia industrial, tem efeito positivo para diversos outros setores", salienta a Abiquim, que ainda ressalta o fato de que a indústria química opera com um baixo nível de utilização da capacidade instalada (apenas 72% em 2020), com os produtos importados representando 46% do mercado nacional e uma tendência de agravamento dessa situação. "Agir sem considerar todas essas questões é condenar à morte a indústria petroquímica brasileira
", afirma a entidade.

 

Notícias relacionadas:




 

 

Com informações da Abiquim

Publicado em 02/02/2021




Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região