Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Extinção do Reiq pode causar desemprego

 

Em artigo publicado esta semana no jornal O Estado de São Paulo, diversas entidades empresariais e de trabalhadores manifestaram preocupação como a proposta em estudo pela área econômica do governo federal de extinguir o Regime Especial da Indústria Química (Reiq) como forma de compensar a perda de arrecadação com a redução do PIS/Cofins sobre o óleo diesel, o que reduziria o preço desse combustível, beneficiando a categoria dos caminhoneiros. Integrantes da Frente Parlamentar da Química também se posicionaram contra a ideia. 

“O fim do Reiq, em vigor desde 2013, levará, inevitavelmente, a uma majoração dos preços dos mais diversos itens que utilizam matérias-primas petroquímicas básicas. Itens que vão desde produtos utilizados no agronegócio e na área da saúde, como máscaras cirúrgicas e seringas, até autopeças, telefones celulares e computadores, além de artigos para higiene pessoal e tratamento de água, para citar apenas alguns exemplos”, ressaltou Nelson Pereira dos Reis, presidente do Sindicato da Indústria de Produtos Químicos Orgânicos e Inorgânicos para Fins Indústrias e Petroquímicos no Estado de São Paulo (Sinproquim).

Para a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), o setor passa por um momento delicado, no qual a manutenção do Reiq é condição fundamental para a sobrevivência do setor, enquanto não for feita a reforma tributária. E o que resultar dessa discussão terá consequências enormes para toda uma cadeia produtiva, para a manutenção de milhares de empregos, para o futuro da nossa indústria e para o rumo que o Brasil quer tomar.

Segundo nota divulgada pela Abiquim, a indústria brasileira tem atualmente uma carga tributária de 46%. Nessas condições, compete internacionalmente com indústrias tributadas em média 25%. A manutenção do Reiq é essencial para o setor continuar a produzir enquanto não for feita a reforma tributária que o Brasil tanto precisa para prosperar. O fim do regime especial agora significaria aumento crítico de impostos em uma situação de crise econômica e sanitária, alerta a Abiquim.

"Sem esse Regime, seriam milhares de trabalhadores desempregados, teríamos uma contração de renda severa e um efeito inflacionário que poderia levar a uma queda de demanda de mais de R$ 2 bilhões e de produção de mais de R$ 7,5 bilhões. Isso sem falar nos efeitos sobre a sociedade, que agora depende tanto de um setor responsável pela produção de inúmeros produtos essenciais à vida e ao combate da pandemia de Covid-19, como máscaras, seringas, álcool em gel, sanitizantes, detergentes/desinfetantes, entre muitos outros", completa a nota da associação.

Clique aqui para acessar o manifesto das entidades empresariais e de trabalhadores.

Clique aqui para ler o manifesto da Frente Parlamentar da Química.
 

Com informações da Abiquim e do Sinproquim

Publicado em 24/02/2021


Voltar para a relação de matérias

 

 

 



 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região