Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Sistema divulga nota oficial condenando fim do Reiq

Os presidentes do Conselho Federal de Química  e dos Conselhos Regionais do País emitiram uma nota oficial criticando a decisão do governo federal de incluir na Medida Provisória nº 1.034/2021 a extinção do Reiq, regime especial de tributação que dava alguns benefícios à indústria química nacional, tornando-a mais competitiva em relação às concorrentes estrangeiras. O assunto foi noticiado ontem pelo site do CRQ-IV, que já havia feito alertas sobre o assunto em notas publicadas nos dias 2 e 24 do mês passado. Confira abaixo a íntegra do documento.

O Brasil precisa da Química e a Química precisa do Brasil

É com grande apreensão que o Sistema CFQ/CRQs, composto pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e por 21 Conselhos Regionais de Química, observa o desencadeamento das consequências nocivas ao país trazidas pela medida provisória n.º 1.034/2021 – proposta do governo federal que extingue o Regime Especial da Indústria Química (REIQ). Àqueles menos familiarizados, o REIQ existe desde 2013 e se trata de medida de desoneração de PIS/COFINS sobre a indústria química de 1ª e 2ª gerações, responsável pela produção de matérias-primas para os demais elos da cadeia produtiva.

Nos custa conceber que medida tão predatória à Química no Brasil possa ser posta em marcha em momento tão sensível do país. O desenvolvimento da Química tem sido um dos pilares da proteção da população e da mitigação dos riscos de contágio pela Covid-19 e o enfraquecimento do setor vem na contramão do bom senso. Ainda que medidas direcionadas, paliativas, tenham sido incluídas para mitigar o impacto direto sobre a indústria química relacionada ao combate ao novo coronavírus, o prejuízo ocorrerá.

Destaque-se que o REIQ nem de longe se trata de privilégio do setor químico. Em qualquer país desenvolvido a indústria química é vista como estratégica. O mercado da produção de produtos químicos demanda escala global e disposição em gerar as condições competitivas mínimas que viabilizem a fabricação nacional. O Brasil exporta químicos e absolutamente não é viável onerar a produção nacional de tributos em nível muito superior ao praticado nos principais concorrentes – distorção essa que vinha sendo mitigada pelo REIQ.

Os profissionais da Química e as empresas do setor são sensíveis ao momento desafiador que o Brasil e o mundo passam. Desde a primeira hora temos sido sócios dos esforços do país em combater a pandemia e sua repercussão econômica.

Segundo dados da Abiquim – Associação Brasileira da Indústria Química -, o fim do REIQ, ameaça o fechamento de até 80 mil postos de emprego no país. Os impactos são estimados em R$ 7,5 bilhões em produção e em R$ 2,5 bilhões de valor adicionado. Compreendemos a grandeza das pressões que recaem sobre o poder público. Há demandas humanitárias importantes colocadas no momento, como a restituição do auxílio emergencial. Fornecer aos brasileiros as mínimas condições de subsistência em meio às restrições da pandemia deve ser um esforço de todos. Ressaltamos, porém, que o flagelo à indústria Química provocado pelo fim do REIQ abalará também a população desassistida. Os produtos de consumo quotidiano, como saneantes e artigos de higiene pessoal, terão seus preços majorados e seu uso dificultado por conta da elevação dos tributos. Reiteramos também que 80 mil empregos estão sob ameaça – e tudo indica que esse desemprego que advirá do fim do REIQ potencializará a crise humanitária que ora se pretende enfrentar. A justificativa pública para a triste decisão, a necessidade de compensar uma redução no valor da gasolina, do óleo diesel e do gás de cozinha, sequer parece sólida. A queda projetada nos preços é tímida e a raiz do problema reside mais nos preços internacionais do petróleo e no desarranjo econômico provocado pela alta do dólar – o que, se diga, prejudica hoje também a indústria química brasileira, que seria duplamente penalizada.

Por fim, do dia para a noite a Química nacional será sobretaxada em 3.65 pontos percentuais. Aumento de carga tributária em um cenário de crise econômica não é nem de longe a política mais recomendada. Em nome dos mais de 230 mil profissionais de Química registrados junto ao Sistema CFQ/CRQs, esperamos que nossa atividade tenha reconhecida sua prioridade para os interesses do Brasil.

Queremos ajudar o país como sempre fizemos, mas para realizarmos mais é preciso segurança jurídica, tributária e a confiança de que decisões de afogadilho não venham a turvar nossas condições de competir com o mundo em igualdade de condições, nos valendo da capacidade de nossa gente e do engenho dos nossos profissionais da Química.

 

JOSÉ DE RIBAMAR OLIVEIRA FILHO

Presidente do Conselho Federal de Química (CFQ)

 

ANA PAULA SILVEIRA PAIM
Presidente do Conselho Regional de Química 1ª Região – Pernambuco

WAGNER JOSÉ PEDERZOLI
Presidente do Conselho Regional de Química 2ª Região – Minas Gerais

RAFAEL BARRETO ALMADA
Presidente do Conselho Regional de Química 3ª Região – Rio de Janeiro

HANS VIERTLER
Presidente do Conselho Regional de Química 4ª Região – São Paulo

PAULO ROBERTO BELLO FALLAVENA
Presidente do Conselho Regional de Química 5ª Região – Rio Grande do Sul

CRISTIANE MARIA LEAL DA COSTA
Presidente do Conselho Regional de Química 6ª Região – Pará e Amapá

ANTONIO CESAR DE MACEDO SILVA
Presidente do Conselho Regional de Química 7ª Região – Bahia

ABIAS MACHADO
Presidente do Conselho Regional de Química 8ª Região – Sergipe

DILERMANDO BRITO FILHO
Presidente do Conselho Regional de Química 9ª Região – Paraná

CLAUDIO SAMPAIO COUTO
Presidente do Conselho Regional de Química 10ª Região – Ceará

JOSÉ DE RIBAMAR CABRAL LOPES
Presidente do Conselho Regional de Química 11ª Região – Maranhão

LUCIANO FIGUEIREDO DE SOUZA
Presidente do Conselho Regional de Química 12ª Região – Distrito Federal, Goiás e Tocantins

NIVALDO CABRAL KUHNEN
Presidente do Conselho Regional de Química 13ª Região – Santa Catarina

GILSON DA COSTA MASCARENHAS
Presidente do Conselho Regional de Química 14ª Região – Amazônia, Acre, Rondônia e Roraima

DJALMA RIBEIRO DA SILVA
Presidente do Conselho Regional de Química 15ª Região – Rio Grande do Norte

SUZANA APARECIDA DA SILVA
Presidente do Conselho Regional de Química 16ª Região – Mato Grosso

ALBERTO JORGE DA MOTA SILVEIRA
Presidente do Conselho Regional de Química 17ª Região – Alagoas

SANDRA MARIA DE SOUSA
Presidente do Conselho Regional de Química 18ª Região – Piauí

LÚCIA RAQUEL DE LIMA
Presidente do Conselho Regional de Química 19ª Região – Paraíba

LUIZ MIGUEL SKROBOT JÚNIOR
Presidente do Conselho Regional de Química 20ª Região – Mato Grosso do Sul

ALEXANDRE VAZ CASTRO
Presidente do Conselho Regional de Química 21ª Região – Espírito Santo

 

 

Notícias relacionadas:

 

 

Publicado em 04/03/2021


Voltar para a relação de matérias

 

 

 

 

 

 

 

 


 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região