Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Frente Parlamentar da Química lamenta decisão sobre REIQ


A Frente Parlamentar da Química na Câmara dos Deputados realizou nesta terça-feira (6/7) uma reunião virtual extraordinária para definir a estratégia a ser adotada a partir da aprovação da Medida Provisória 1034/2021, que determinou a extinção do Regime Especial da Indústria Química (REIQ) ao longo de quatro anos.

A abertura da reunião coube ao presidente da Frente Parlamentar, deputado Afonso Motta (PDT-RS). Embora a proposta inicial da MP previsse o fim automático do REIQ – o que acabou sendo postergado por um quadriênio, Motta considera que o resultado final foi frustrante.

“Importante registrar nossa frustração. Na verdade, o relator não sustentou a aceitação que demonstrou aos nossos argumentos. Mostramos com contornos claros os desequilíbrios que o fim do REIQ provoca para a indústria química brasileira”, afirmou Motta.

A expectativa era que o texto que veio do Senado, que previa oito anos de adequação para o fim do REIQ, fosse mantido na Câmara.

Texto que cria contribuição demanda atenção

O diretor de Relações Institucionais da Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim), André Cordeiro, lembrou que o trabalho da Frente em relação ao REIQ não está acabado: é preciso observar a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro vetar a proposta, ou mesmo trechos dela, alterando novamente o quadro.

A partir de agora, porém, Cordeiro acredita que o foco recai sobre outra medida, o PL 3.887/2020, que “institui a Contribuição Social sobre Operações com Bens e Serviços (CBS)” e tem potencial para alterar o REIQ. O relator do texto já foi apontado, é o deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP). Para os próximos dias, o presidente da Frente Parlamentar da Química pretende organizar uma reunião para debater o projeto.

O coordenador do Comitê de Relações Institucionais e Governamentais (CRIG) do Sistema CFQ/CRQs, Rafael Almada, participou da reunião virtual. Ele considera que, mesmo sem o resultado ideal, a mobilização pela manutenção do REIQ se constitui em legado importante para o futuro da Frente Parlamentar.

“Importante para nós acompanhar de perto a questão da reforma tributária, observar tudo que afeta a indústria química e os profissionais do setor. Reforçamos aqui o apoio do Sistema CFQ/CRQs ao trabalho da Frente”, afirmou Almada, que também preside o Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III).

 

Conteúdo produzido pelo Conselho Federal de Química

Notícias relacionadas:

 


Publicado em 07/07/2021

 


Voltar para a relação de notícias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região