Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Fórum discute como atrair estudantes para a Química


O Conselho Regional de Química – IV Região (CRQ-IV) realizou dia 11/12/2013, em sua sede, o Fórum 2013: Ensino Básico de Química, destinado a discutir medidas visando estimular o interesse de estudantes por ingressar na área, tanto no campo acadêmico (como professores e/ou pesquisadores), como para atuação em empresas. O evento teve o apoio do Sindicato dos Químicos, Químicos Industriais e Engenheiros Químicos do Estado de São Paulo (Sinquisp) e da Secretaria Estadual da Educação.

Voltado principalmente para professores e organizado pela Comissão de Ensino Técnico do CRQ-IV (CTEC), o evento teve a participação de aproximadamente 200 profissionais. Integrante da comissão, a Engenheira Química Marta Eliza Bergamo explicou que o fórum buscou promover o debate de ideias em torno de projetos que mudem a imagem da Química perante os jovens que cursam o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e o Ensino Médio. Segundo ela, a comissão realizou estudos que detectaram uma relutância dos adolescentes em ver a Química como alternativa de carreira. “Os professores podem quebrar essa resistência mostrando as diferentes possibilidades de cursos existentes e de ingresso no mercado de trabalho. As empresas estão com dificuldades para encontrar mão de obra qualificada e isso cria uma demanda que pode ser explorada”, avaliou.

Na primeira palestra da programação, com o tema “O currículo de Química no Ensino Médio – Ações da Secretaria”, os professores Jerônimo da Silva Barbosa Filho e Natalina de Fátima Mateus, da Coordenadoria de Gestão da Educação Básica da Secretaria Estadual da Educação, ressaltaram a importância de se realizar um processo de “alfabetização científica”, que consiste em aproximar os alunos das escolas de Ensino Fundamental e Médio da área de Ciências, ao mesmo tempo em que eles são preparados para o mercado de trabalho. Como forma de atrair professores, foram apresentados planos de valorização da carreira na rede estadual de ensino.

As demais apresentações foram as seguintes: “Influência dos professores de Química do Ensino Médio para a escolha profissional”, ministrada por Rosebelly Nunes Marques, docente da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq-USP), de Piracicaba; e “Recursos Digitais para o Ensino da Química”, tema abordado pelo professor Márcio Alves de Mello, da Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado (Etecap), de Campinas. Os professores Wagner Affonso e Iolanda Pereira e os alunos Flávio Silva e Matheus de Souza apresentaram um trabalho interdisciplinar desenvolvido na Escola Estadual Marcílio Dias, de Guarujá, que teve como foco o milho enlatado e envolveu diversas disciplinas, entre as quais a Química.

Martins, da Diretoria de Ensino de Taubaté

Um dos assuntos discutidos nos debates foi a criação de cursos de preparação de professores por meio de parcerias entre universidades públicas e a Secretaria de Educação. De acordo com Natalina Mateus, “a Secretaria recebe diversas propostas de cursos e avalia o currículo, a qualidade e a pertinência de todas”. Ela acrescentou que as iniciativas podem também partir de professores que buscam capacitação nos níveis local e regional, o que facilitaria o atendimento da Pasta às demandas existentes.

Oportunidades – Novas ideias podem gerar metodologias mais eficazes para melhorar o ensino da Química nas escolas, avaliou Edmilson Martins, da Diretoria de Ensino de Taubaté. Ele acredita que, por meio de parcerias, diversas iniciativas podem tornar a Química menos “abstrata” para os estudantes. “Ninguém consegue visualizar um átomo, mas se tivermos como fazer uma simulação na sala de aula, o aprendizado fica mais fácil”, exemplificou. Outra opção, segundo Martins, é explorar aspectos do cotidiano, como a culinária, e ressaltar a importância da Química em relação aos alimentos.

Gilcelene Bruzon e Silvia Maria vieram de Assis

Gilcelene Bruzon e Silvia Maria Batista de Souza atuam na Fundação Educacional do Município de Assis (Fema) e buscaram obter informações sobre os programas mantidos pela Secretaria Estadual da Educação, voltados para a formação de professores. Coordenadora do curso de Química da instituição e orientadora de um dos trabalhos vencedores da edição 2012 do Prêmio CRQ-IV, Gilcelene relata que a procura por cursos de Licenciatura tem aumentado na região. “Antes, a maioria priorizava o Bacharelado em Química Industrial, mas agora percebemos que a Licenciatura tem sido cada vez mais procurada”, contou. Para Silvia, uma das professoras do curso, o fórum foi uma oportunidade para a apresentação de detalhes do plano de carreira e dos programas de incentivo oferecidos pela Secretaria. “Poderemos passar essas informações para os alunos, o que irá contribuir para mantermos o interesse pela carreira na rede pública”, concluiu.

Confira abaixo as apresentações disponibilizadas pelos palestrantes (formato PDF):

Tema

Apresentador(a)

Apresentação CRQ-IV Andrea Mariano (CRQ-IV)
O currículo de Química no Ensino Médio – Ações da Secretaria Jerônimo da Silva Barbosa Filho e Natalina de Fátima Mateus (Secretaria Estadual da Educação)

Recursos Digitais para o Ensino de Química

Márcio Alves de Mello
(Escola Técnica Estadual Conselheiro Antonio Prado)

O olhar do aluno pesquisador, utilizando como objeto de estudo a lata de milho

Parte 1 | Parte 2

Wagner Affonso, Iolanda Pereira, Flávio Silva e Matheus de Souza
(Escola Estadual "Marcílio Dias")



Publicado em 12/12/2013

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região