Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2018 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Mercúrio - Importância da Responsabilidade Técnica é tema de palestra em SP


Evento da Fundacentro discutiu a Convenção de Minamata sobre o mercúrio



Wikimedia

 

Convenção busca proteger o Homem e o meio ambiente dos efeitos
adversos do mercúrio

O Conselho foi um dos apoiadores do Seminário de Atualização sobre o Mercúrio e a Convenção de Minamata no Brasil, que a Fundação Jorge Duprat Figueiredo de Segurança e Medicina do Trabalho (Fundacentro), autarquia vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, realizou nos dias 23 e 24 de outubro em São Paulo. O evento também teve o apoio da Associação Brasileira da Indústria de Álcalis, Cloro e Derivados (Abiclor).

O seminário apresentou os riscos do mercúrio e seus compostos, a situação atual da Convenção de Minamata no Brasil, as ações dos diferentes setores envolvidos com o tema e as iniciativas para fomentar a implementação do acordo internacional no País. Participaram representantes dos ministérios do Meio Ambiente, Saúde e Trabalho, além de instituições de ensino, órgãos públicos e sindicatos.

O Engenheiro Químico Wagner Lopes, gerente do setor de Fiscalização do CRQ-IV, ministrou uma palestra sobre a Responsabilidade Técnica na área química, em colaboração com o conselheiro Gil Anderi da Silva, do Conselho Federal de Química (CFQ).

Na apresentação, foram destacadas as implicações de se assumir a função de Responsável Técnico (RT), que abrange todas as atividades de uma empresa, do processo produtivo ao transporte de produtos perigosos, passando por outras operações, como importação, armazenamento e procedimentos relacionados à segurança química. Gil Anderi, que também é professor da Escola Politécnica da USP, apresentou a visão do CFQ sobre a função, que deve ser exercida de forma exclusiva por um profissional habilitado, conforme dispõem as resoluções normativas 12 e 133 da entidade.

CRQ-IV

Conselheiro federal Gil Anderi da Silva

De acordo com a legislação, toda empresa deve indicar ao CRQ de sua jurisdição o nome de um profissional para ser o RT encarregado de supervisionar as suas operações. O Plenário do Conselho é a instância responsável por analisar se a formação do indicado é a mais adequada, considerando as características dos processos realizados pela empresa.

Segundo Wagner Lopes, o CRQ-IV tem como uma de suas prioridades orientar os profissionais e depois cobrá-los quanto ao cumprimento do que está previsto no Código de Ética. O gerente ainda salientou que a atuação do RT não termina após a venda de produtos no mercado e envolve três esferas: produção e operação; produtos e serviços; e meio ambiente.

Tanto Lopes quanto Anderi reiteraram o posicionamento do Sistema CFQ/CRQs de apoiar a Fundacentro quanto à inserção da Segurança Química como um tema transversal na grade curricular dos cursos da área química. “Não é admissível que profissionais não tenham consciência de seu papel na sociedade”, afirmou Lopes.

SOBRE – A Convenção de Minamata é um tratado destinado a proteger o Homem e o meio ambiente dos efeitos adversos do mercúrio. Ele prevê a otimização de tecnologias sem o uso de mercúrio, a proibição de novas minas do metal pesado, a eliminação progressiva das já existentes, medidas de controle sobre as emissões atmosféricas e a regulamentação sobre o setor informal para mineração artesanal e de ouro em pequena escala.

Clique aqui para ler a convenção e aqui para ler o Decreto nº 9.470, de 14 de agosto deste ano, que confirmou a adesão do Brasil ao acordo.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região