Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2018 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Meio Ambiente - Brasil e Argentina firmam acordo para gestão de substâncias químicas


Regulação e controle de movimentação de produtos estão entre as áreas abrangidas


Julio Baena/MMA
 

Duarte também destacou os avanços em áreas como segurança química
e proteção da camada de ozônio

O ministro do Meio Ambiente, Edson Duarte, e o secretário de Governo de Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Argentina, rabino Sergio Bergman, assinaram um tratado de cooperação bilateral para gestão de substâncias químicas durante a 21ª Reunião do Fórum de Ministros do Meio Ambiente da América Latina e Caribe, realizada no dia 11 de outubro, em Buenos Aires.

A cooperação é voltada para áreas como concepção de políticas públicas e desenvolvimento de regulamentos, com foco na gestão ambientalmente adequada de substâncias e produtos químicos. O acordo ainda inclui temas como controle de movimentos transfronteiriços e comercialização de distintos produtos químicos, além do reconhecimento mútuo dos resultados de avaliações de risco e de informações dos inventários que incluem dados de identificação de substâncias, fabricantes e importadores. A medida tem o potencial de facilitar a relação comercial entre Brasil e Argentina, com o objetivo de promover a harmonização de regulamentos e o alinhamento com padrões internacionais.

Os benefícios da cooperação incluem o compartilhamento de dados para reduzir custos do governo e da indústria, diminuir os testes em animais e a duplicidade de requisitos. O protocolo contribuirá, ainda, para o cumprimento dos acordos internacionais dos quais ambos os países são signatários. Entre eles, estão a Convenção de Minamata sobre controle de mercúrio, a Convenção de Estocolmo sobre poluentes orgânicos persistentes e a Convenção de Basileia sobre movimento transfronteiriço de resíduos perigosos.

Desde 2014, por meio do Grupo de Trabalho de Cooperação Regulatória, a Associação Brasileira da Indústria Química (Abiquim) tem defendido junto à Comissão Nacional de Segurança Química (Conasq) a necessidade de que o País tenha uma legislação para a regulação de substâncias químicas que considere o reconhecimento mútuo dos resultados de avaliações de risco e de informações dos inventários de outros países como uma forma de utilizar o conhecimento adquirido e reduzir os impactos financeiros com a avaliação das substâncias químicas.

O anteprojeto de lei brasileiro apresentado em seminário realizado no dia 17 de outubro, em Brasília, contempla o intercâmbio de conhecimento e a Abiquim manterá suas contribuições com a Conasq e estimulará a realização de eventos para debater a regulação de substâncias químicas e a cooperação regulatória, como o Workshop de Cooperação Regulatória da América Latina, realizado em maio deste ano. O evento permitiu compartilhar a experiência do canal de diálogo construtivo já existente no Brasil entre governo e indústria por meio da Comissão Nacional de Segurança Química, com a expectativa de fortalecer a relação de confiança entre a indústria e governos de outros países da América Latina.

DIÁLOGO – Além do anúncio da cooperação com a Argentina, o ministro Edson Duarte participou do diálogo ministerial Soluções Inovadoras para Desintoxicar nosso Meio Ambiente, um dos painéis do segmento de alto nível do Fórum. No encontro, o ministro destacou os avanços brasileiros em áreas como segurança química, proteção da camada de ozônio e implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).


Com informações da Abiquim e do Ministério do Meio Ambiente






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região