Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2018 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Estudantes - Confira os vencedores do Prêmio CRQ-IV


Em sessão realizada no dia 15 de maio, o Plenário do Conselho definiu os ganhadores da edição 2018 do Prêmio CRQ-IV, que será entregue em cerimônia a ser realizada na sede do Conselho em 22 de junho. Na ocasião, será celebrado o Dia do Profissional da Química, oficialmente comemorado em 18 de junho, data alusiva à promulgação da Lei nº 2.800/1956, que criou o Sistema CFQ/CRQs.

Dividido em três categorias – Química de Nível Médio (cursos técnicos), Química de Nível Superior (Bacharelado, Licenciatura e cursos tecnológicos) e Engenharias da Área Química – o Prêmio CRQ-IV recebeu neste ano um total de 29 inscrições, sendo a maioria (20) de estudantes de cursos técnicos. Os trabalhos vencedores podem ser consultados na Biblioteca do Conselho.

O Plenário do CRQ-IV decidiu não conceder o Prêmio Walter Borzani, que recebeu somente uma inscrição e, por isso, não obteve o mínimo necessário para o estabelecimento de uma concorrência.


QUÍMICA DE NÍVEL MÉDIO

Oshiro, Daniele, Laura e Kerley, do Senai Fundação Zerrenner, Capital

Título: Monitoramento ambiental por meio da determinação de metais pesados, utilizando cascas de árvores como biomonitores na região do Grande ABC - São Paulo

Autoras: Daniele de França Sacco, Denise Rocha Ferraz e Laura Maria Pereira da Silva

Orientadores: Eduardo Oshiro e Kerley Romão

Instituição: Senai Fundação Zerrenner – São Paulo

Síntese: As partículas em suspensão têm sido agravantes da poluição atmosférica, pois contêm traços de metais pesados que podem prejudicar o meio ambiente e os seres humanos. O estudo realizado detectou e comparou a presença de cádmio, chumbo e cobre nas amostras em duas regiões distintas da cidade de Santo André: uma turística e arborizada e outra onde está instalado um polo petroquímico.

QUÍMICA DE NÍVEL SUPERIOR

Corbi e Mariana: complexo tem potencial para tratar tuberculose e câncer

Título: Desenvolvimento de um novo composto a partir da combinação de Ag(I) e do fármaco D-cicloserina: potencial de ação antituberculose e antitumoral in vitro

Autora: Mariana Rosolen Ciol

Orientador: Pedro Paulo Corbi

Instituição: Universidade Estadual de Campinas – Unicamp

Síntese: Os complexos metálicos têm sido empregados no diagnóstico e tratamento de diversas doenças. A associação de íons metálicos de reconhecida ação biológica, como a prata(I), a moléculas também bioativas permite o desenvolvimento de fármacos mais eficientes e seletivos. O trabalho de pesquisa desenvolveu um novo complexo de prata(I) com D-cicloserina, que é um antibiótico utilizado no tratamento da tuberculose. O composto demonstrou atividades relevantes frente a bactérias como Staphylococcus aureus e Mycobacterium tuberculosis, além de atividade antiproliferativa in vitro em linhagens celulares de câncer de mama e leucemia.

ENGENHARIAS DA ÁREA QUÍMICA

Trabalho orientado por Mariano foi desenvolvido por Reis na Oji Papéis

Título: Influência do agente surfactante na tensão superficial de formulações para aplicação Multilayer Curtain Coating

Autor: Luiz Henrique Carolino dos Reis

Orientador: Carlos Otavio Mariano

Instituição: Universidade Metodista de Piracicaba – Campus Santa Bárbara d’Oeste

Síntese: Papéis revestidos são aqueles que recebem aplicação de tintas específicas para diversos produtos, tais como revistas, comprovantes de pagamento, notas fiscais, entre outros. O trabalho foi desenvolvido na empresa Oji Papéis Especiais, sediada em Piracicaba, que atualmente utiliza em um dos seus equipamentos de revestimento (“coaters”) um sistema de aplicação denominado “Jet Flow”. O trabalho propõe como alternativa o Multilayer Curtain Coating, sistema de revestimento de tintas através de uma cortina capaz de aplicar duas ou mais camadas de formulações com diferentes composições simultaneamente, sem que elas se misturem. Para garantir a estabilidade da cortina e evitar que a qualidade seja afetada, é necessário aplicar um agente surfactante. Foram aplicadas dosagens maiores, que reduziram a tensão superficial das formulações de papel térmico do tipo “top coated”.

Esta foi a quarta vez que o professor Carlos Otavio Mariano orientou trabalhos vencedores do Prêmio CRQ-IV, feito inédito até aqui para cursos de Nível Superior (*). Sempre como docente da Unimep, a primeira conquista ocorreu em 1999, quando orientou o trabalho ganhador na modalidade Engenharias da Área da Química, produzido por Débora Stênico. Concorrendo na extinta modalidade Química de Nível Superior com Tecnologia, foram premiados os então estudantes orientados por Mariano: Adjair Andreoli (2002) e Mauricy Bertelli (2004).


(*) Antes de Mariano, o professor Adilson Roberto Gonçalves também havia orientado quatro trabalhos vencedores do concurso, três deles na modalidade Engenharias da Área Química (2002, 2004 e 2006) e um na modalidade Química de Nível Médio (2005). Confira mais detalhes dessas conquistas na
Galeria de Vencedores.






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região