Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2018 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

USP - Novos diretores do Instituto de Química de SP são empossados


Divulgação

Paolo Di Mascio e Pedro Vitoriano de Oliveira dirigirão o IQ-USP

Em cerimônia ocorrida em 10 de maio, o reitor da Universidade de São Paulo, Vahan Agopyan, empossou os novos dirigentes do Instituto de Química da instituição: Paolo Di Mascio (diretor) e Pedro Vitoriano de Oliveira (vice), eleitos por membros da Congregação e dos Conselhos dos departamentos da unidade, em pleito ocorrido em novembro passado. Eles ficarão à frente do IQ-USP pelos próximos quatro anos.

 

“A proposta da nossa chapa nasceu da discussão dos Conselhos dos Departamentos e da Congregação e de conversas com os membros do Instituto. É, portanto, uma proposta de todo o Instituto”, afirmou Di Mascio. Em seu discurso, o novo diretor elencou os principais indicadores da Unidade, que ministra, anualmente, disciplinas de graduação a cerca de 1.600 alunos ingressantes na Universidade e possui ao redor de 300 alunos de pós-graduação.

 

“O desafio desta nova gestão é avançar na qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão, buscando a excelência. Os principais gargalos são a recuperação da infraestrutura física e garantir o apoio técnico necessário para o ensino e a pesquisa”, relacionou o diretor. “Com nosso trabalho e a visibilidade de nossas ações, tenho certeza que estaremos no rumo certo do que a sociedade espera do principal Instituto de Química do país”, destacou.

 

Por sua vez, o reitor Agopyan, lembrou que, embora o IQ tenha 48 anos de existência, completados em 2018, o ensino da Química na USP remete às primeiras escolas profissionais que, posteriormente, viriam a fazer parte da recém-criada Universidade de São Paulo.

 

Sobre a nova gestão do Instituto, Agopyan destacou que “o discurso do novo diretor é coerente com as diretrizes da gestão da Reitoria, que privilegia a excelência, a qualidade e a interação com a sociedade. Teremos desafios pela frente, mas, por meio da criatividade, da competência e do trabalho, tenho certeza de que, juntos, vamos superá-los”.

 

 




Foram encerradas no dia 15 de maio as inscrições para a primeira edição da Olimpíada Brasileira do Ensino Superior de Química. Segundo a coordenação da competição acadêmica, foram recebidas 279 inscrições de 17 estados.

Criada no âmbito do Programa Nacional de Olimpíadas de Química e coordenada pela Universidade Federal do Ceará, a Obesq é composta por duas etapas: a seletiva estadual e a prova em nível nacional, prevista para 16 de junho. Somente os dez primeiros colocados na classificação geral por instituição da seletiva estadual serão classificados para a segunda etapa.

A prova da etapa nacional consistirá em uma avaliação com 30 questões objetivas e analítico/descritivas. Os três primeiros lugares em cada uma das áreas de conhecimentos (Química Geral, Química Inorgânica, Química Orgânica, Química Analítica e Físico-Química), bem como na classificação geral, receberão medalhas de ouro (1º lugar), prata (2º lugar) e bronze (3º lugar). Os demais candidatos, até o 30° colocado, ganharão certificados de participação.

Clique aqui para acessa o site oficial da competição.

 

 

 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região