Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

PDQ promoveu 33 palestras este ano


Iniciativa dá continuidade ao trabalho promovido no Ano Internacional da Química

O Programa de Divulgação da Química (PDQ) iniciou em setembro deste ano o primeiro ciclo de palestras. Até o fechamento desta edição, 33 apresentações foram promovidas em escolas de nível Fundamental (segundo ciclo) e Médio de seis cidades do Interior: Araras, Barueri, Cotia, Marília, Rio Claro e Vinhedo. Ao todo, 1.675 alunos estiveram presentes. Atualmente, o programa reúne 184 palestrantes, dos quais 109 são profissionais da área e 75 são alunos do último ano de Licenciatura vinculados a diversas instituições paulistas.

O PDQ foi criado para dar continuidade aos trabalhos iniciados pelo Conselho em 2011, quando foi comemorado o Ano Internacional da Química. Naquela oportunidade, foi implementado um programa de palestras que alcançou mais de 190 mil estudantes paulistas, devido principalmente ao apoio da Secretaria Estadual da Educação na divulgação e no estímulo a adesão de docentes. A parceria com a Pasta foi retomada neste ano.

Assim como ocorreu em 2011, as palestras têm duração média de 40 minutos e abordam a Química de uma maneira diferente, salientando sua forte presença no cotidiano das pessoas e apresentando-a como uma opção de carreira profissional. Os eventos são gratuitos e estão disponíveis apenas nas cidades onde o Conselho já dispõe de palestrantes.

O foco das palestras são os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e os do Ensino Médio. Para os concluintes do Fundamental e estudantes dos dois primeiros anos do Médio, as palestras mostraram que é possível ingressar mais rapidamente no mercado de trabalho se o aluno optar por fazer um curso técnico. Já para os estudantes do 3º ano do Ensino Médio, que estão mais próximos dos vestibulares, os encontros tratam das várias carreiras de nível superior que poderão ser desenvolvidas no âmbito da Química.

Planejamento - Para viabilizar o PDQ 2013, o Conselho promoveu onze encontros em abril com representantes de cursos, que são professores de escolas técnicas ou superiores que oferecem formação na área. Os encontros ocorreram na sede da entidade e em cidades do Interior. A proposta apresentada foi de que as palestras fossem ministradas por representantes dessas instituições, com base em material pedagógico elaborado pelo Conselho e por especialistas em educação.

O PDQ também está contando com a participação de estudantes de Licenciatura. As horas dedicadas por eles ao programa poderão ser contabilizadas em seus projetos pedagógicos ou estágios, desde que haja prévia concordância das instituições de origem.

Para difundir o programa, o Conselho mantém contato com os Professores Coordenadores dos Núcleos Pedagógicos de Química (PNCPs) de cada Diretoria de Ensino. Para reforçar a divulgação, o CRQ-IV, com apoio da Secretaria Estadual da Educação, programou para o dia 11 de dezembro o “Fórum 2013: Ensino Básico de Química”, para apresentar o PDQ aos 92 PNCPs paulistas. Como o evento estava programado para depois do fechamento desta edição do Informativo, a reportagem sobre ele será publicada no site do Conselho e na edição de fevereiro do periódico.

A proposta da entidade é de que o PDQ seja uma atividade contínua. Outros esclarecimentos sobre o programa podem ser solicitados pelo telefone 11 3061-6073, e-mail pdq@crq4.org.br ou em www.crq4.org.br/pdq.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região