Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cursos de RT reuniram mais de mil profissionais


Encontros alertaram sobre os direitos e deveres dos Responsáveis Técnicos


Até o fechamento desta edição, os cursos de Responsabilidade Técnica mantidos pelo CRQ-IV tiveram a participação de 1.276 profissionais em 2013. Desses, 1.079 compareceram aos 34 treinamentos que dão uma visão geral sobre o assunto, enquanto 197 participaram dos oito cursos específicos para as áreas de alimentos e bebidas, cosméticos e saneantes. O calendário foi encerrado em novembro, com um curso em São José do Rio Preto, dia 26,  e outro, específico para a área de Alimentos e Bebidas, no dia seguinte, em São Paulo.

Os cursos foram promovidos na Capital, na sede do CRQ-IV, e nas cidades do Interior onde a entidade mantém escritórios de atendimento (Araraquara, Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santos, São José dos Campos, São José do Rio Preto e Sorocaba). Excepcionalmente, a cidade de Assis recebeu um curso geral, no dia 29 de agosto, durante a 14ª edição da Semana de Química da Fundação Educacional do Município de Assis, instituição que foi uma das vencedoras da edição 2012 do Prêmio CRQ-IV.

O Bacharel em Química Marcos William Ferreira, 35 anos, de Mogi das Cruzes, participou de um dos cursos ocorridos na sede. Ele trabalha na área de perfumaria como encarregado de produção na empresa L'essence Fragrances, em Itaquaquecetuba, e soube do curso de RT pelo e-mail marketing do Conselho. “Tenho interesse em atuar como Responsável Técnico, mas estava com algumas dúvidas sobre a função. O curso foi oportuno para que pudesse esclarecê-las”, disse.

Lançados em 2012, quando tiveram a participação de 980 profissionais, os treinamentos são partes da estratégia do CRQ-IV que prioriza ações educativas de prevenção à ocorrência de infrações à legislação profissional, auxiliando dessa forma na capacitação dos profissionais da química.

Os cursos apresentam a legislação que regula a Responsabilidade Técnica, mostrando os direitos, deveres e as implicações administrativas, civis e criminais a que estão sujeitos os profissionais que aceitarem assumir essa função. Também são feitos estudos de casos, o que facilita a identificação de erros e a discussão de medidas preventivas.

Esses treinamentos são abertos apenas a profissionais em situação regular no CRQ-IV. Para acompanhar a programação e fazer sua inscrição, acesse www.crq4.org.br/cursos_rt. As inscrições são gratuitas, mas daqueles que se inscrevem e não comparecem sem prévio aviso é cobrada uma taxa destinada a cobrir as despesas com apostila e coffee break. A programação para 2014 será divulgada em breve.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região