Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Atendimento Presencial
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2013 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Divulgados os regulamentos dos Prêmios CRQ-IV e Walter Borzani


O Plenário do Conselho aprovou, em 19 de novembro, os regulamentos das edições 2014 dos prêmios CRQ-IV e Walter Borzani. As inscrições foram abertas em dezembro e poderão ser feitas até 31 de março. As entregas dos prêmios ocorrerão durante a cerimônia em comemoração ao Dia do Profissional da Química, em data a ser confirmada. Clique nos botões abaixo para obter os regulamentos e as fichas de inscrição.

Voltado para estudantes de cursos da área química ministrados no Estado de São Paulo, o Prêmio CRQ-IV está dividido em quatro modalidades: Química de Nível Médio, Química de Nível Superior, Química de Nível Superior com Tecnologia e Engenharia da Área Química. Para concorrer, os alunos deverão apresentar um trabalho sobre qualquer tema relacionado à área química. O trabalho poderá ser individual ou em grupo e, necessariamente, deverá ter a orientação de um professor ou profissional com registro no CRQ-IV.

O autor do melhor trabalho em cada modalidade receberá a importância de R$ 10 mil e um certificado. O orientador também ganhará um certificado e R$ 4,6 mil. Dos valores serão descontados os impostos. Nos casos dos trabalhos feitos em grupo ou aqueles que tiverem mais de um orientador, as importâncias citadas deverão ser divididas entre os integrantes das equipes.

Os alunos e orientadores terão seus nomes inseridos na Galeria de Vencedores do Prêmio CRQ-IV, existente no site do Conselho. As instituições de origem dos alunos vencedores também receberão um certificado.

Borzani - O CRQ-IV promoverá em 2014 a segunda edição do Prêmio Walter Borzani. O concurso público se destina a reconhecer profissionais que se destacam em suas áreas de atuação e que tenham contribuído para o desenvolvimento da Química. Poderão participar profissionais de Nível Médio e Superior e que sejam indicados por uma entidade (empresa, escola, instituição ou associação). Também é exigido que o participante esteja em situação regular no CRQ-IV. O ganhador receberá um certificado, uma medalha e terá seu nome inscrito na Galeria de Vencedores do Prêmio Walter Borzani, existente no site do Conselho.

O nome do prêmio é uma homenagem ao Engenheiro Químico Walter Borzani. Formado em 1947 pela Escola Politécnica da USP, foi membro da primeira turma de conselheiros do Conselho Federal de Química (CFQ) e responsável pela instalação do CRQ-IV, em 1º de agosto de 1957. Eleito conselheiro deste Regional em 1966, prestou serviços à entidade até 1969. Borzani dedicou-se principalmente à pesquisa e ao magistério. Foi professor da Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), do Instituto Mauá de Tecnologia e da Escola Politécnica da USP. Concentrou suas pesquisas em biotecnologia industrial. Está entre os fundadores da Academia de Ciências de São Paulo e foi membro da Academia Brasileira de Ciências. Foi presidente do Conselho Superior da Fapesp entre 1973 e 1975. Faleceu em fevereiro de 2008, aos 83 anos.

A partir da edição de 2014, o Prêmio Walter Borzani passa a ser simbolizado pela logomarca ao lado. A molécula da água foi escolhida para representar a química como ciência da vida. A gota reforça a imagem da água como fonte vital. Já a estrela é um ícone bem conhecido para representar uma conquista.

   







Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região