Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mai/Jun 2014 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Prêmio Walter Borzani - Luiz Carlos Dias é o ganhador


Antoninho Perri

  Laboratório de Dias é referência em síntese de compostos para tratamento da Doença de Chagas

Coordenador do grupo de cientistas do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Fármacos e Medicamentos (INCT-Inofar), que desenvolveu um processo mais barato de produção da atorvastatina, princípio ativo do Lípitor, medicamento de uso contínuo para controle do colesterol mais vendido no mundo, o professor Luiz Carlos Dias, do Departamento de Química Orgânica do Instituto de Química da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), é o vencedor da edição 2014 do Prêmio Walter Borzani. Promovido pelo CRQ-IV, o concurso anual destina-se a reconhecer profissionais que se destacam em suas áreas de atuação e que tenham contribuído para o desenvolvimento da Química.

A entrega do prêmio ocorreu durante a cerimônia que comemorou o Dia do Profissional da Química, realizada em 7 de junho, na sede do Conselho, e que foi patrocinada pela Caixa Econômica Federal e Qualicorp Administradora de Benefícios. Na mesma oportunidade também foram premiados os estudantes e professores vencedores do Prêmio CRQ-IV e entregues as recertificações do Selo de Qualidade para quatro cursos de Nível Médio.

Nascido em Balneário Camboriú (SC) e graduado em Licenciatura pela universidade federal daquele estado, Dias possui Doutorado em Química (Unicamp, 1993) e Pós-Doutorado (Harvard University/EUA, 1994-1995). É professor titular do Instituto de Química da Unicamp e pesquisador do CNPq. Em 2008, seu laboratório foi credenciado pela Organização Mundial da Saúde como Centro de Referência Mundial para síntese de compostos para tratamento da Doença de Chagas. É colaborador da Medicines for Malaria Venture (MMV) e da Drugs for Neglected Diseases initiative (DNDi), entidades internacionais dedicadas a desenvolver medicamentos para combater doenças negligenciadas.

Fotos: Alex Silva

Ao lado do presidente Manlio de Augustinis, Dias mostra o troféu e o certificado. No discurso, agradeceu pelo prêmio e falou sobre suas atividades profissionais

Tem 90 publicações em periódicos de elevado fator de impacto, um capítulo de livro e duas patentes. Ministrou 124 conferências (95 nacionais e 29 internacionais), tem 94 textos/entrevistas veiculados em jornais, revistas, rádio e TV e escreveu onze editoriais nos periódicos Journal of the Brazilian Chemical Society (JBCS) e na revista Química Nova.

Na Sociedade Brasileira de Química (SBQ), Dias foi secretário-geral no período de 2000 a 2004, presidiu as comissões organizadoras de quatro reuniões anuais e editou o Boletim Eletrônico de 2000 a 2006. Também integrou o Conselho Consultivo de 2006-2008 e respondeu pela edição do Journal of the Brazilian Chemical Society. Integra os conselhos editoriais dos periódicos Chem. Soc. Rev. e Organic & Biomolecular Chemistry e Asymmetric Catalysis (Versitá). Faz parte do time de editores da Revista Virtual de Química.

O ganhador do Prêmio Walter Borzani também integrou comissões organizadoras e científicas de vários eventos internacionais, além de ter participado do Comitê de Assessoramento de Química do CNPq (2007-2010). Foi representante dos editores da área de ciências exatas no Comitê Consultivo da SciELO Brasil, coordenador-adjunto (2008-2011) e coordenador da área de química na CAPES (2011-2014).

Tem trabalhos premiados em congressos e recebeu vários prêmios e homenagens, como a Medalha Journal of the Brazilian Chemical Society (1999), Medalhas do Mérito Científico comemorativas dos 40 e 45 anos do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003 e 2008, respectivamente), Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz/Unicamp (2009), e, em 2013, o Prêmio Capes de teses na área de química.

É membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo, membro titular da Academia Brasileira de Ciências e Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

Clique aqui para acessar o currículo completo.

Concurso tem novo troféu

Durante a cerimônia, o CRQ-IV lançou o novo troféu do Prêmio Walter Borzani.

A arte foi criada pelo designer Romualdo Pierre, da Ponto Troféus, que se inspirou na molécula de água que integra o logo oficial do prêmio para dar à peça a forma estilizada de uma gota.

O troféu tem 200 mm de altura e possui corpo em acrílico cristal de 15 mm, com impressão UV em degradê de azul no verso.

A base é feita de acrílico preto, também de 15 mm, sobre a qual é fixada uma placa em aço escovado para inscrição do nome do ganhador. A base se completa com a aplicação do logo do CRQ-IV.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região