Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
18 de Junho - Dia do Profissional da Química - Conselho Regional de Química - IV Região

18 de Junho - Dia do Profissional da Química 

 


Comemora-se em 18 de junho o Dia do Profissional da Química. Trata-se de uma referência à data de publicação da Lei 2.800, que em 1956 criou o Conselho Federal de Química (CFQ) e os Conselhos Regionais de Química (CRQs). A lei veio para regulamentar o exercício profissional, que deixou de ser feito pelo Ministério do Trabalho e passou a ser realizado por Profissionais da Química eleitos para dirigir os Conselhos.


Há hoje no Brasil 21 Conselhos Regionais de Química, que orientam suas ações nas resoluções normativas e ordinárias publicadas pelo Conselho Federal de Química, que tem sede em Brasília. Estima-se que existam no País cerca de 216 mil profissionais e 47 mil empresas registrados.

 

O Conselho Regional de Química - IV Região (CRQ-IV), responsável pela fiscalização no Estado de São Paulo, é o maior do País. Nele estão registrados mais de 91 mil profissionais e 13 mil empresas.


Além da função legal de registrar e fiscalizar o exercício profissional, o CRQ paulista desenvolve diversas atividades destinadas principalmente a contribuir com o aprimoramento do conhecimento técnico dos profissionais. Para isso, promove palestras e cursos gratuitos sobre os mais variados segmentos da química, além de firmar parcerias que possibilitam a concessão de bolsas de estudos em cursos intensivos e até mesmo de pós-graduação.

 

O CRQ de São Paulo também atua fortemente junto às instituições de ensino que oferecem cursos técnicos e de nível superior. Esse trabalho vai desde a discussão de grades curriculares até a certificação dos cursos por meio do Selo de Qualidade CRQ-IV. Disponível para cursos Técnicos e Superiores da área, o Selo é uma forma de reconhecer aqueles baseados em projetos administrativos e pedagógicos que contribuem decisivamente para uma formação mais adequada e com isso podem ampliar o grau de empregabilidade de seus alunos.

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região