Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Fórum discutiu os impactos das mudanças climáticas

 

 

A Comissão Técnica de Meio Ambiente do CRQ-IV promoveu na quinta-feira, 22, o V Fórum de Meio Ambiente para discutir as mudanças climáticas. Estiveram em pauta os impactos dessas mudanças na sociedade moderna e as ações para controle e redução dos riscos causados pelas transformações nos padrões de temperatura e clima. A live teve mediação de Juliano Andrade, que é organizador do Fórum e Mestre em Química Ambiental pela Unicamp, além de integrante da Comissão Técnica de Meio Ambiente.

O primeiro palestrante foi Tércio Ambrizzi (USP), Doutor em Meteorologia pela Universidade de Reading, do Reino Unido, que falou sobre o tema Variabilidade Climática e seus Extremos: O Clima está Mudando?. Segundo ele, as mudanças climáticas efetivamente têm ocorrido nos últimos milhares de anos. A distância Terra-Sol muda a cada 100 mil anos, o que altera a temperatura no planeta, e a inclinação do eixo da Terra se altera a cada 41 mil anos, o que também provoca mudanças. Além disso, há variações das manchas solares, que mudam a cada 22 mil anos. Ele afirmou que a terra não está esquentando por causa da quantidade de energia solar, e que o clima pode ser alterado de forma repentina, como quando houve a explosão do vulcão Pinatubo, nas Filipinas, que lançou fuligem no ar e provocou a queda de meio grau na temperatura do planeta. “O clima pode ser alterado de uma forma natural”, disse. E alertou: “Estamos invadindo as nascentes dos rios, o consumo é excessivo e as industrias estão produzindo a todo vapor e gerando gases que sobem para a atmosfera, temos desmatado nossas florestas e transformado muitas em pasto e regiões agrícolas, e temos produzido um volume impressionante de lixo, e tudo isso tem impacto”.

Segundo o especialista, a humanidade está passando por 3 emergências: crise na saúde causada por pandemias, crise de perda de biodiversidade e emergência climática. Essas três crises têm muitas coisas em comum e a ciência é a chave para resolvê-las. Ele mostrou dados biológicos da Terra, como as medidas de CO2 contidas no gelo, os anéis de crescimento das árvores e as causas das mudanças climáticas.

Sobre o aquecimento dos oceanos, Ambrizzi afirmou que eles vêm absorvendo o calor da atmosfera, o que causa aumento do nível do mar, e isso representa um grande risco para as cidades costeiras do Brasil. Em seguida, mostrou os efeitos dos eventos climáticos extremos ocorridos nos últimos anos, como o furacão Katrina em 2005, a onda de calor na Inglaterra em 2022, a pior seca da Europa este ano, e os grandes incêndios florestais na Califórnia e Austrália. Também apresentou dados sobre o aumento médio da temperatura esperado para o Brasil até 2099 e a redução das chuvas nos últimos anos, o que causará um déficit de água no país.

O especialista encerrou a apresentação dizendo que as mudanças climáticas já estão em curso e que temos que reduzir os gases do efeito estufa se quisermos minimizar esse problema. Segundo ele, o Brasil tem oportunidades únicas no mundo para redução de emissões sem prejuízos à sociedade e potencial solar e eólico que nenhum outro país possui.

A segunda palestra foi com a Engenheira Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) Patrícia Monteiro Montenegro, que possui mais de 25 anos de experiência profissional e desenvolveu projetos nas áreas de sustentabilidade, meio ambiente, saúde, segurança e qualidade. Ela falou sobre o tema Principais Rotas Tecnológicas de Descarbonização.

Patrícia abriu a palestra abordando o processo de produção de cimento e mostrou a etapa onde ocorre a maior parte das emissões de CO2. Apresentou as principais rotas de descarbonização no setor industrial, especificamente do setor de cimento. Em seguida, falou sobre as formas para reduzir a utilização de combustíveis fósseis na indústria, com o uso de outros combustíveis, e ressaltou a importância de substituir cada vez mais o clínquer, além de aumentar a reciclagem.

Ela disse que o Brasil vem aumentando a utilização de resíduos sólidos urbanos na produção de cimento e com isso obtendo ganhos do ponto de vista ambiental, de geração de empregos e de contribuição com a economia circular. De 2020 até 2030 a meta do setor é a redução de 25 das emissões de CO2 por metro cúbico de concreto e de 20% das emissões por tonelada de cimento. Ela mostrou dados sobre os processos de descarbonização do setor de cimento e de como é feita a captura, sequestro, utilização e estoque de carbono, cuja sigla é CCSU.

   
   Clique aqui para saber mais sobre o Selo

A palestrante também abordou os custos de mitigação dos gases de efeito estufa e como o CCS (captura, sequestro e estoque do carbono) fazem parte das novas tecnologias, e disse que os custos de implantação de projetos de CCS são bastante elevados. Sobre o hidrogênio verde Patrícia disse que até 2050 ele será competitivo com os preços de gás natural no Brasil, China, Índia, Alemanha e Escandinávia. O Brasil já utiliza as energias renováveis, como a solar e a eólica, e por isso já está bastante adiantado na implantação de soluções efetivas para redução dos gases do efeito estufa.

O evento foi encerrado com uma rodada de perguntas e respostas mediada por Juliano Andrade.
A gravação está disponível no canal do Conselho no YouTube.

 

 

 

Publicado em 23/09/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região