Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Conselho lança selo Hidrogênio Verde

O CRQ-IV criou um selo que será utilizado em todas as ações que envolvam sustentabilidade e hidrogênio de baixo carbono. É o selo Hidrogênio Verde, que estará presente sempre que o Conselho promover cursos, conferências, encontros, eventos on-line ou qualquer outra iniciativa relacionada ao tema. A criação do selo é uma iniciativa do próprio Conselho, interessado em destacar a importância dessa questão na atualidade e seu engajamento em favor da química verde. Como primeira ação, foi publicado, na seção QuímicaViva, o artigo Hidrogenação de Óleos e Gorduras, produzido pela Comissão Técnica de Alimentos do CRQ-IV, já utilizando o novo selo. Clique aqui para acessá-lo.

Há alguns anos o hidrogênio se transformou em objetivo estratégico de muitos países quando o assunto é descarbonização da economia. O chamado Hidrogênio Verde, produzido por meio de fontes renováveis de energia, é reconhecido atualmente como o elemento chave para o cumprimento das metas de redução de emissões dos gases do efeito estufa assumidas pelos países no Acordo de Paris, em 2016.

O Brasil já participa formalmente dos esforços em busca dessas fontes renováveis de energia por meio de duas portarias lançadas em julho deste ano pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações. A portaria MCTI Nº 6.100/2022 institui a Iniciativa Brasileira do Hidrogênio (IBH2), e a portaria MCTI Nº 6.101/2022 cria o Sistema Brasileiro de Laboratórios de Hidrogênio no âmbito do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

No início de agosto, representantes do Conselho Federal de Química e do CRQ-IV, incluindo o presidente Hans Viertler e o superintendente Wagner Contrera Lopes, participaram de uma reunião on-line com dirigentes da Associação Brasileira de Hidrogênio (ABH2), que tem sede no Rio de Janeiro. O CRQ-IV e o CFQ discutiram com dirigentes da ABH2 uma forma de colaborar com a Associação, que trabalha para o desenvolvimento da cadeia de hidrogênio no Brasil. Foi sugerida a formalização de uma parceria entre CFQ/CRQ-IV com a Associação, que no momento busca apoio da comunidade científica para regulamentar as normas referentes ao uso das fontes energéticas sustentáveis no País e para a produção de equipamentos e tecnologias que viabilizem essas práticas. Os termos da parceria estão em elaboração.

 

Publicado em 06/09/2022


Voltar para a relação de notícias

 

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região