Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Agentes de fiscalização do CRQ-IV recebem treinamento da Associquim

 

 

Nesta sexta-feira, 9, agentes de fiscalização do Conselho receberam um treinamento on-line sobre Produtos Controlados, promovido pela Associação Brasileira Dos Distribuidores De Produtos Químicos e Petroquímicos (Associquim). O treinamento faz parte das ações de aperfeiçoamento profissional previstas no acordo firmado entre o Conselho e a Associação, em março deste ano.

O encontro foi conduzido pelas Engenheiras Químicas Glória Benazzi e Priscila Fabretti, respectivamente, assessora técnica da Associquim e coordenadora do Comitê Gestor do Processo de Distribuição Responsável (Prodir), e pelo advogado Marco Antonio Gallão, assessor jurídico da Associação. Vinto e quatro fiscais do CRQ-IV participaram do treinamento, que foi realizado pela plataforma Zoom.

Glória Benazzi apresentou um panorama geral dos produtos e atividades que estão sujeitos à controle e, juntamente com Priscila Fabretti, detalhou as legislações sobre os produtos controlados pelo Exército Brasileiro, Polícia Federal e Polícia Civil, que estabelecem obrigatoriedades quanto ao registro, armazenamento, manuseio, transporte, embalagem, documentos, entre outras exigências que devem ser observadas no momento da fiscalização.

Já o advogado Gallão, especialista em direito ambiental, falou sobre a legislação e os crimes relacionados à área, que podem ser cometidos pelas empresas, seja por erro de projeto, erro operacional, falha de gestão, entre outros. "O químico responsável pela empresa tem uma atribuição legal muito grande. A justiça e a jurisprudência estão atentas a essa figura, justamente porque esse profissional está lá para garantir que a empresa cuide corretamente de todos esses procedimentos. São funções atinentes à atuação do químico", disse Gallão.

Ao longo do curso, os fiscais também tiveram a oportunidade de tirar suas dúvidas, discutir cases e fazer exercícios relacionados à temática.

 

 

Publicado em 09/03/2021


Voltar para a relação de notícias

 

 


 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região