Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Home
Acesso à informação
Agendamento
Atualização Cadastral
Áreas de Atuação Profissional
Biblioteca
Bolsa de Empregos
Cadastro de Cursos
Certidões
Comissões Técnicas
Competências e Estrutura Organizacional
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Cursos e Palestras
Dia do Profissional da Química
Downloads
Eventos
Espaços para Eventos
Fale Conosco
Fiscalização
Informativos
Juramento
Jurisprudência
Legislação
Licitações
Linha do Tempo
Links
Localização
Logística reversa - Convênio
Noticiário
Ouvidoria
PDQ
Peritos Químicos
Planos de Saúde
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Cadastro de Solução Alternativa Coletiva de Água – SAC - Conselho Regional de Química - IV Região

Cadastro de Solução Alternativa Coletiva de Água – SAC 

 


De acordo com a Portaria GM/MS nº 888, de 04 de maio de 2021, que altera o Anexo XX da Portaria de Consolidação GM/MS nº 5, de 28 de setembro de 2017, solução alternativa coletiva de abastecimento de água para consumo humano (SAC) é definida como sendo a modalidade de abastecimento coletivo destinada a fornecer água potável, sem rede de distribuição.

De acordo com o artigo 15 da Portaria GM/MS nº 888/2021, o responsável pela SAC deve requer, junto à Autoridade de Saúde Pública Municipal, autorização para início da operação e fornecimento de água para consumo humano e, para tanto, faz-se necessária a apresentação da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) do Responsável Técnico pela operação da SAC.

A responsabilidade técnica pela operação da SAC é atividade privativa do Profissional da Química, conforme estabelece o artigo 2º, inciso III, do Decreto nº 85.877, de 07/04/1981.

A emissão da Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) é feita pelo CRQ-IV, após a apreciação e aprovação pelo Plenário da entidade, do Profissional da Química indicado como Responsável Técnico. Nessa apreciação são levadas em consideração, entre outras questões, se o indicado como Responsável Técnico possui atribuições profissionais compatíveis com a atividade desenvolvida, bem como a existência de outras atividades que ele esteja desempenhando e que possam interferir na sua atuação como Responsável Técnico.

A ART é emitida, individualmente, a cada estabelecimento cadastrado, constando o nome, CNPJ e endereço onde a SAC está localizada, bem como o nome e número de registro no CRQ-IV do Profissional da Química Responsável Técnico.

Após o cadastramento, o estabelecimento que mantém a SAC estará sujeito à fiscalização do CRQ-IV para apurar se o Profissional da Química está exercendo, efetivamente, as atividades sob sua responsabilidade.

A contratação do Profissional da Química para atuar como Responsável Técnico pela SAC pode ser efetivada, como:

  1. Empregado do estabelecimento que mantém a SAC;

  2. Autônomo, mediante contrato de prestação de serviços firmado com o estabelecimento que mantém a SAC;

  3. Terceirizado, por meio de empresa prestadora de serviços de operação da SAC, devidamente registrada no CRQ-IV e que mantenha em seu quadro profissional(is) da química com disponibilidade para assunção da responsabilidade técnica.
     

Caso a atividade-fim do estabelecimento seja o fornecimento de água para terceiros, este deverá providenciar o registro no CRQ-IV, a partir da página www.crq4.org.br/registro, para que seja emitida a ART.

Caso a SAC seja para uso próprio, deverá ser escolhida uma das opções abaixo para cadastramento do estabelecimento e solicitação da ART perante o CRQ-IV:

 


 

Compartilhe:
Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região