Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Sistema pede mobilização pela manutenção do piso salarial
 

  A Química Industrial Ligia Rocha, da Fiscalização do CRQ-IV, participa da campanha

O Sistema CFQ/CRQs iniciou nesta sexta-feira uma campanha de mobilização contra o fim do piso salarial dos Químicos de Nível Superior, previsto na Lei 4.950-A/1966. A iniciativa foi simbolizada com a postagem de fotos no Instagram Stories, onde profissionais da Química aparecem segurando cartazes com dizeres em defesa da manutenção do piso salarial e com a hashtag #MP1040NÃO. A campanha convida os profissionais atingidos pela medida a também postarem fotos portando cartazes com dizeres iguais ou semelhantes e marcarem seus respectivos Regionais e o Conselho Federal de Química.

A exclusão do piso salarial constou no relatório final da Medida Provisória 1.040 (clique aqui para mais detalhes), aprovada pela Câmara dos Deputados no final de junho. O artigo 57 do relatório menciona a revogação de 33 leis ou trechos de leis. Entre elas, o relator Marco Bertaiolli (PSD-SP) incluiu a revogação da Lei nº 4.950-A, que garante o piso salarial dos Químicos de Nível Superior e de profissionais ligados aos conselhos de Arquitetura, Engenharia e Medicina Veterinária.

É importante o engajamento dos profissionais neste movimento, pois a perspectiva é de que o Senado vote a MP na próxima quarta-feira, dia 4 de agosto. Se os parlamentares decidirem pela manutenção do citado artigo no relatório aprovado pela Câmara, não haverá mais piso salarial para essas categorias. "Julgamos despropositada a inclusão de emenda pela revogação do piso, porque a atuação de profissionais qualificados é uma das bases para a melhoria do ambiente de negócios e não um entrave para o seu desenvolvimento", disse o coordenador do Comitê de Relações Institucionais (CRIG) do Sistema CFQ/CRQs, Rafael Almada.


Notícias relacionadas:

 

Publicado em 30/07/2021


Voltar para a relação de notícias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região