Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Posição do Sistema sobre a MP que revoga a Lei 4.950-A


O Sistema CFQ/CRQs, composto pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e por 21 Conselhos Regionais de Química (CRQs), acompanha com apreensão a inserção de medidas estranhas ao texto principal em medidas provisórias avaliadas pela Câmara dos Deputados.

A aprovação da MP 1.040/21 – conhecida como “MP que moderniza o ambiente de negócios” – incluiu a revogação de uma série de textos legais que não guardam relação com o propósito da medida. O exemplo mais claro é o da lei nº 4.950-A, de 1966, que trata do salário mínimo dos profissionais da Engenharia, Química, Arquitetura, Agronomia e Veterinária.

Incluída ao longo da tramitação da matéria, a revogação da 4.950-A constitui exemplo daquilo que se convencionou chamar “jabuti”, uma alteração na legislação que passa despercebida no texto final e pretende evitar a escrutínio da opinião pública por ser inaceitável, impopular ou inoportuno.

A MP 1.040/21, já aprovada na Câmara dos Deputados mas ainda pendente de análise pelo Senado Federal, traz ainda mudanças significativas e que afetam o funcionamento dos Conselhos Profissionais.

O Sistema CFQ/CRQs não se opõe a nenhuma inovação legislativa que modernize o país, colabore para o empreendedorismo e que remova entraves burocráticos injustificados. Mas a forma para que isso se concretize não é pela inclusão indiscutida, sorrateira, das mudanças de afogadilho. Somos, antes, pelo amplo debate, pela oposição de ideias, com o devido espaço para que se possa proteger os profissionais da Química, as empresas do setor e a sociedade, desde sempre nossas preocupações primordiais.

A MP 1.040/21 segue sua tramitação no Senado. O Sistema CFQ/CRQs acompanha o desenrolar desse processo e se posiciona a favor de uma ampla discussão que garanta a devida maturidade para que o texto final cumpra seus propósitos. Não vemos como a revogação de uma lei que trata do salário mínimo para os profissionais (desde 1966) possa ser simplesmente revogada em benefício do “ambiente de negócios” e não concordamos com essa solução.

 

Atualização

Representantes dos Conselhos Federais de Química (CFQ), Engenharia e Agronomia (Confea), Arquitetura e Urbanismo (CAU), e de Medicina Veterinária (CFMV) reuniram-se ontem para discutir o assunto e deliberaram que haverá uma integração entre os setores dos referidos conselhos para que a mobilização ganhe densidade, unificando ações jurídicas, de comunicação social e de relações institucionais. Na próxima semana, há expectativa de uma ação de conscientização dos senadores de que a revogação da Lei 4.950-A/66 é nociva ao País e deve ser anulada.

"O piso da categoria é importante para a sociedade porque impacta nos serviços prestados pelo profissional em suas atividades. A qualificação pessoal tem um custo e não acreditamos ser razoável que os profissionais da Química e das demais áreas aceitem qualquer valor", afirmou o coordenador do Comitê de Relações Institucionais (CRIG) do Sistema CFQ/CRQs, Rafael Almada.

Ele, que também é presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região (CRQ III - Rio de Janeiro), representou o Sistema CFQ na reunião virtual. Segundo Almada, está sendo produzido um mapeamento sobre a posição dos senadores e as iniciativas devem ganhar impulso, de maneira coordenada, nos próximos dias.

 

Conteúdo produzido pelo Conselho Federal de Química
Publicado em 29/06/2021
Atualizado em 30/06/2021


 


Voltar para a relação de notícias

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região