Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 
Notícia - Conselho Regional de Química - IV Região

Notícia 

 


Meio século do Dia Mundial do Meio Ambiente

 

Pixabay

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi instituído no dia 5 de junho pela Organização das Nações Unidas (ONU), durante a Conferência de Estocolmo, meio século atrás. O encontro foi realizado para conscientizar a população para a importância da preservação dos recursos naturais, que naquela época eram considerados, pela maioria, como inesgotáveis.

Naquele encontro, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança no modo de ver e tratar as questões ambientais ao redor do mundo, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta. 

Atualmente existe uma grande preocupação em torno do meio ambiente e dos impactos negativos da ação do homem sobre ele. Ações consideradas por certos especialistas com destrutivas do habitat e a poluição de grandes áreas, por exemplo, são alguns dos pontos que podem colocar em risco a sobrevivência de diversas espécies.

Dentre os principais problemas que afetam o meio ambiente, podemos destacar o descarte inadequado de lixo, a falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem,  desmatamento, principalmente em países do chamado primeiro mundo, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis (já que ainda não se concebeu uma alternativa que seja totalmente viável do ponto de vista econômico ou mesmo sustentável), desperdício de água e falta de saneamento básico, que são fundamentais para manutenção da saúde da população. 

Apesar de ser apontada como uma das principais vilãs da questão ambiental, a Química e seus profissionais têm demonstrado sua constante preocupação com a sustentabilidade, a partir do desenvolvimento de processos produtivos mais limpos e que mantenham seus objetivos de assegurar melhores qualidades de vida para a sociedade. Exemplos dessas ações podem ser lidas em artigo publicado na seção QuímicaViva deste site.

Com informações dos sites Ecodebate
e
Brasil Escola

Publicado em 05/06/2022


 

Voltar para a relação de notícias

 

 

 

 

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região