Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Atuação de profissionais da química evita danos causados pela manipueira
Autor(a): Marcelo Silva Ferreira


Líquido de coloração amarelada, tóxico e de alto potencial poluidor, a manipueira é um resíduo gerado na prensagem da mandioca durante a industrialização de produtos derivados desta planta e que pode causar forte impacto ambiental. O que caracteriza o alto potencial poluidor da manipueira é sua elevada taxa de DBO (Demanda Bioquímica de Oxigênio – Quanto maior a DBO, mais poluente é o resíduo) e alta concentração de ácido cianídrico. Por desconhecimento do problema e também para reduzir custos, muito produtores ainda lançam tal resíduo em lagoas de decantação ou em corpos  d’água sem qualquer tratamento.


O processo de produção de farinha de mandioca é bem simples, quase que totalmente artesanal, ocorrendo, na sua maioria, em pequenas propriedades rurais. Já o processo de produção de fécula de mandioca é mais sofisticado, pois envolve processo tipicamente industrial. Com área plantada de aproximadamente 60 mil hectares e produção de 33 toneladas por hectare, o Estado de São Paulo é o terceiro maior produtor nacional de mandioca, segundo levantamento feito em 2010 pela Associação Brasileira dos Produtores de Amido e Mandioca. A região de Assis é a maior fornecedora para a indústria.


Preocupados com a geração de manipueira, sua destinação e as dificuldades técnicas e financeiras que as empresas do setor vinham enfrentando para solucionar o problema, a Associação dos Produtores de Mandioca e Derivados do Estado de São Paulo (Apmesp), com sede em Cândido Mota, e o Conselho Regional de Química IV Região firmaram um acordo que permitiu a contratação de profissionais da química da própria região para atuarem nas fábricas. A partir de então, começaram a ser implementadas melhorias em todas as etapas do processo, desde o recebimento da matéria-prima, passando pela qualidade do produto final e pelo tratamento e aproveitamento dos resíduos gerados.


A manipueira gerada no processo de fabricação dos produtos de mandioca não pode ser descartada em rios ou lagoas, pois pode provocar a eutrofização do meio, colocando em risco a vida destes ecossistemas. O assunto é tão preocupante que recentes pesquisas sobre a manipueira têm alertado sobre a necessidade de atuação dos órgãos do sistema público de saúde no sentido de monitorarem os locais de despejos do resíduo, evitando assim que os moradores próximos venham a adquirir intoxicações, já que este resíduo pode ser usado como pesticida. Neste contexto, vale citar alguns trabalhos importantes, tais como os produzidos por: Armínio Santos (aluno do Doutorado em Planificación Territorial e Gestión Ambiental da Universidade de Barcelona com Mestrado em Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília, UNB, Brasil), Ailton Barboza de Souza (Engenheiro Químico, Mestre em Tecnologia Química de alimento) e Urivald Pawlowsky (Engenheiro Químico e professor da  Universidade Federal do Paraná) entre outros, e também pesquisas realizadas pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária,  (Embrapa) que visam o aprimoramento do sistema de produção e o aproveitamento sustentável da manipueira.


A manipueira possui as seguintes características pH = 4,6; Dureza Total (ppm) = 1500; Brix = 7,8; Acidez = 12,8 mL NaOH/100g ou mL de produto; condutividade (µS/cm a 25°C) = 7,03; Turbidez (NTU) = 2000; Cinzas 500°C (% m/v) = 0,54; DBO (ppm) 243 e DQO (ppm) = 63,5. Apresenta, ainda, em sua composição macronutrientes, tais como: Potássio, Nitrogênio, Magnésio, Fósforo e Cálcio. Assim como qualquer outro efluente, a manipueira deve se enquadrar dentro das especificações de acordo com a legislação ambiental.


Os Químicos responsáveis pelas indústrias estão atentos a isso e trabalham no sentido de aprimorar o processo produtivo e adequá-lo às normas de higiene, boas práticas de fabricação, destinação de resíduos e princípios do desenvolvimento sustentável. Nesta linha, eles vêm implantando um sistema de coleta da manipueira para ser utilizada como adubo na própria lavoura da mandioca, pelo método da fertirrigação, e também como fonte de açúcares para uma fermentação visando à produção de álcool.

 

Outros usos - Pesquisas envolvendo o aproveitamento da manipueira trazem outras soluções para o resíduo, como fabricação de sabão, vinagre e de pesticidas. As fábricas de farinha de mandioca Ubirajara e Mandiovitta, localizadas respectivamente nas cidades paulistas Ubirajara e Parapuã, são exemplos de responsabilidade quanto ao uso da manipueira como matéria-prima para fabricação de álcool e fertilizante.


A Ubirálcool é uma unidade criada dentro da Fábrica de Farinha de Mandioca e Derivados Ubirajara que utiliza, além da mandioca in natura como matéria-prima, todos os resíduos da produção de farinha de mandioca para a fabricação de álcool.

 

Como se observa, o acordo entre o CRQ-IV e a Apmesp possibilitou que as pequenas empresas do setor passassem a contar com a assistência de profissionais químicos, que com seus conhecimentos vêm modernizando a produção, gerando maiores ganhos às empresas e contribuindo para evitar a degradação do meio ambiente.

 


 

 

Químico Industrial com Mestrado em Química dos Recursos Naturais (UEL-PR), o autor trabalha no convênio Apmesp/CRQ-IV desde 2006.
Contatos pelo e-mail msferreiraquimico@bol.com.br

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região