Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2011 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Cartilha será enviada ao Judiciário


Interessados em participar da publicação devem se cadastrar até 30/11

 

Há dez anos o Conselho instituiu um cadastro de especialistas para atender às solicitações feitas pelo Judiciário, por empresas e pessoas físicas que buscam assistentes técnicos para acompanhar perícias judiciais ou extrajudiciais. Hoje, o Banco de Peritos reúne 146 profissionais, mas a entidade quer ampliar esse contingente. Para tanto, disponibilizará em breve, nesta página, um formulário para cadastramento de interessados. E para efeito de atualização, os profissionais que já fazem parte do Banco de Peritos também devem preencher o documento. Tal providência será necessária mesmo que não tenha ocorrido alteração nos dados anteriormente cadastrados.


Aqueles que preencherem o formulário até o dia 30 de novembro deste ano terão a oportunidade de figurar numa cartilha que será produzida pelo Conselho e posteriormente distribuída, em 2012, a todos os juízes de primeira instância e tribunais das esferas Trabalhista, Civil, Criminal, Fazenda Pública e Federal do Estado de São Paulo. O propósito da publicação é facilitar e agilizar o contato entre o Judiciário e os profissionais, sem que para isso haja a necessidade de intermediação do Conselho. A relação, que poderá ser incrementada com os nomes de profissionais que se cadastrem após 30 de novembro, será disponibilizada no site do Conselho (www.crq4.org.br).


Wagner Lopes, gerente de Fiscalização do CRQ-IV, explica que para integrar o Banco de Peritos o interessado precisa preencher aos seguintes requisitos: ser profissional de nível superior e com atribuições que lhe permitam elaborar pareceres, laudos e atestados; comprovar – mediante apresentação de currículo – experiência de pelo menos cinco anos na área em que pretende atuar como perito; estar registrado no Conselho e em dia com suas obrigações.


Lopes informa que, após receber as fichas enviadas via site, o CRQ-IV fará uma análise inicial dos dados. A seguir, a entidade manterá contato solicitando o envio do currículo e/ou de informações adicionais. Só após essas etapas os aprovados passarão a constar do Banco de Peritos.


A advogada Catia Sashida, gerente do Departamento Jurídico do Conselho, explica que, no âmbito judicial, o perito é uma pessoa de confiança do juiz e que, quando nomeado para a causa, passa exercer uma função pública como auxiliar da Justiça. A prova pericial serve para constatar fatos que requeiram apuração por meio de conhecimento técnico ou científico que o juiz não possui, observa a advogada.
 

A manutenção de um Banco de Peritos é uma iniciativa que atende ao disposto na legislação processual vigente, segundo a qual os peritos serão escolhidos entre profissionais de nível superior e devidamente inscritos no conselho profissional competente, explica Catia Sashida.

 

Clique aqui para se inscrever no Banco de Peritos (o formulário ficou disponível até 30/03/2012) .

 


 

Com mais de 20 anos de atuação como perito judicial, o Engenheiro Químico Miguel Tadeu Campos Morata diz que o importante para ser perito em qualquer área é a experiência. Primeiro-secretário da Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, Morata ressalta que, além do conhecimento técnico, o perito precisa estar familiarizado com a linguagem jurídica.


É difícil prever o tempo de duração de uma perícia, que pode levar de seis meses a alguns anos. O valor do trabalho é definido pelo próprio perito e não tem relação com o valor da causa. Em média, os honorários estão em torno de R$ 200,00 por hora.


O campo de trabalho é vasto na área da química. Com base no Código de Defesa do Consumidor, o perito pode trabalhar em casos que envolvam ineficiência de produtos de limpeza, medicamentos, tecidos etc. Alguns exemplos: o consumidor comprou um saneante ou cosmético que lhe causou alergia, uma tinta que descascou logo depois de ser aplicada. Se achar que observou todas as instruções de uso, a pessoa pode contratar um perito para descrever tecnicamente o problema e depois lutar por seus direitos. O perito pode ser chamado até para classificar um produto para que assim se defina a carga tributária incidente. É um segmento com várias oportunidades de trabalho, conclui o especialista.

 






Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região