Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2011 

 


Matéria Anterior   Relação de Matérias

Companhia alemã comemora centenário de atuação no Brasil


Maior indústria química do mundo, a Basf comemora este ano o centenário de sua instalação no Brasil. A empresa foi fundada há 146 anos em Ludwigshafen, Alemanha, onde até hoje funciona a matriz. Em 1911 e com o nome de Badische Anilin & Soda-Fabrik, a companhia inaugurou seu primeiro escritório na cidade do Rio de Janeiro. Comercializava corantes como anilina, alizarina e anil para a indústria brasileira de produtos têxteis e de couro. A empresa comemorará seu centenário de instalação no Brasil com um concerto da Orquestra Sinfônica Brasileira na Sala São Paulo, em maio, e o lançamento de um livro sobre a contribuição da química para a sociedade.
 
A primeira fábrica em território brasileiro foi inaugurada em 1959: o Complexo Químico de Guaratinguetá – cidade distante cerca de 180 quilômetros da cidade de São Paulo – com 13 unidades que produzem insumos para indústrias dos segmentos têxtil, de papel, carpetes, couros, tintas, agricultura, plásticos, estamparias, embalagens e automobilístico.
 
A empresa passou por uma forte expansão nas décadas seguintes e hoje tem, além das citadas unidades, fábricas nos estados de São Paulo (Mauá, Indaiatuba, Paulínia, Santo Antônio de Posse e no bairro do Parque São Lucas, na capital), Bahia (Camaçari), Pernambuco (Jaboatão dos Guararapes) e Rio Grande do Sul (Sapucaia do Sul).

Tudo na Basf é superlativo: são mais de 380 unidades instaladas em 80 países, operadas por um batalhão de 109 mil funcionários, que garantiram, em 2010, vendas superiores a 63,9 bilhões de euros. A companhia comercializa mais de oito mil produtos para setores como a indústria automobilística, de construção civil, de tintas, embalagens, higiene, detergentes e eletroeletrônicos. Suas unidades fornecem matérias-primas para as indústrias de papéis e produtos cosméticos, pigmentos, óleo e gás, plásticos de engenharia, poliuretanos e petroquímicos, nutrição, saúde e agricultura.
 
Na América do Sul são seis mil funcionários e vendas de 3,8 bilhões de euros em 2010. Os negócios da empresa no continente são coordenados a partir do escritório de São Paulo. Só no Brasil, a Basf tem aproximadamente 4,5 mil funcionários. Em termos de faturamento, o ranking “As 1000 Melhores e Maiores empresas do Brasil” da Revista Exame mostra que a empresa finalizou 2009 na 67ª posição, de acordo com o critério de vendas. No setor químico, a empresa ficou na quarta posição, de acordo com o mesmo levantamento e critério.

Cerca de 1,5 bilhão de euros foram investidos em pesquisa e desenvolvimento no mundo todo pela Basf em 2010. Produtos desenvolvidos no Brasil e já exportados são das áreas de agricultura e tintas. Na área da agricultura foram criadas tecnologias para aumentar a produtividade no campo e desenvolvida a primeira soja brasileira geneticamente modificada, lançada ano passado. Na área de tintas, o destaque é a linha imobiliária da marca Suvinil, que não tem cheiro porque usa água como solvente.
 
Trabalho na Basf – De acordo com Gislaine Rossetti, diretora de comunicação corporativa e sustentabilidade da Basf para a América do Sul, não existe uma receita básica para que um Profissional da Química ingresse na Basf. Além de uma boa formação técnica, é necessário ter conhecimentos mais amplos que contribuam para a adaptação e desenvolvimento do profissional no ambiente corporativo. Os colaboradores são incentivados a participar de programas de desenvolvimento e capacitação em todas as áreas. Estudantes de química, por sua vez, têm a oportunidade de realizar o Programa de Estágio Corporativo da Basf (ECO), que proporciona aprendizado on the job (contínuo) nas atividades diárias de estágio, treinamentos técnicos e comportamentais.




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região