Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Mar/Abr 2003 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

A morte de Geraldo Vicentini


O vice-presidente do Conselho Regional de Química 4ª Região, professor doutor Geraldo Vicentini, morreu dia 08 de fevereiro, conforme nota publicada na última edição do Informativo CRQ-IV. Vicentini atuou como conselheiro do CRQ-IV desde agosto de 1965. Era vice-presidente desde agosto de 1995. A entidade e a ciência brasileira perderam um de seus integrantes de maior relevância, mas que deixou seguidores que certamente saberão dar continuidade ao trabalho por ele desenvolvido ao longo dos mais de 50 anos que dedicou ao estudo da química. Com o passamento de Vicentini, foi eleito vice-presidente o conselheiro Lauro Pereira Dias, que permanecerá no cargo até 31 de julho, data das próximas eleições.

Em carta enviada ao CRQ-IV, o presidente da Associação Brasileira de Química (ABQ), Airton Marques da Silva, escreveu sobre as atividades de Vicentini. Veja abaixo os principais trechos da carta.

"Com tristeza, escrevo esta homenagem ao Prof. Dr. Geraldo Vicentini. Ao longo de seus 74 anos de idade dedicou grande parte de sua vida ao desenvolvimento da Química no Brasil, quer no Instituto de Química da USP, como também na ABQ, no CRQ-IV, na Academia de Ciências de São Paulo, na Academia Brasileira de Ciências e no Deparamento de Química da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Presidiu a regional paulista da ABQ, foi vice-presidente da ABQ Nacional e a presidiu de 1993 a 1995.

Desde cedo assumiu cargos importantes no IQ-USP, do qual foi vice-diretor, desenvolvendo trabalhos principalmente na química dos lantanídeos, linha de pesquisa criada pelo próprio Vicentini e na qual desenvolveu excelentes trabalhos científicos, sendo responsável pela formação de um grande número de mestres e doutores, grupo no qual me incluo.

Juntamente com outros professores, colaborou com a fundação do Instituto de Química da Unicamp/SP, hoje considerado um excelente Centro de Pesquisa. Também colaborou no estabelecimento do grupo de pesquisa em Terras Raras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Pelos seus trabalhos nas áreas de química inorgânica, tornou-se mundialmente conhecido, sendo escolhido presidente do Rare Earths 2001, evento internacional realizado no Brasil em setembro de 2001.

Este é um momento bastante difícil para nós que fazemos a ABQ. Perdemos um dos mais antigos batalhadores da Associação, que se dedicou arduamente em prol do desenvolvimento da química deste País. Devemos continuar seu trabalho com mais empenho, dedicação e amor. Ao agirmos assim estaremos homenageando o amigo VICENTINI e com certeza ele ficará feliz na outra dimensão".
 
Dias é Engenheiro Químico

O novo vice-presidente do CRQ-IV, Lauro Pereira Dias, é Engenheiro Químico formado pelo Instituto Militar do Exército e tem mestrado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Coronel do quadro de engenheiros do Exército Brasileiro, 49 anos de idade, integra a equipe de conselheiros desde 1995. Além das atividades inerentes à sua função na entidade, vem há vários anos atuando como perito judicial.

Outra mudança na composição do CRQ-IV, decorrente da morte de Geraldo Vicentini, foi a ocupação de sua vaga de conselheiro titular pelo Engenheiro Químico Ernesto H. Okamura. O engenheiro, que também é o gerente da Secretaria do Conselho, era suplente de Vicentini.
 
 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região