Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2022 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

CFQ se reúne com secretário de Educação Tecnológica do MEC


Encontro celebrou o Dia Nacional dos Profissionais Técnicos de Nível Médio

CFQ

 

Oliveira Filho entregou uma caixa com o jogo “Mistura explosiva” ao secretário Tomás Sant’ana

No dia 23 de setembro, integrantes do Conselho Federal de Química (CFQ) se reuniram com o Secretário de Educação Profissional e Tecnológica Tomás Sant’ana, no Ministério da Educação (Setec/MEC), em Brasília. O encontro buscou aproximar as demandas da educação técnica junto ao ministério tendo como gancho o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico, comemorado naquele dia.

O presidente do Conselho Regional de Química da 3ª Região (RJ), Rafael Almada, disse que “esse encontro reforça a ação para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica na área da Química”. Almada salientou, também, a importância de integrar as relações institucionais e governamentais com os Ministérios e parabenizou os profissionais técnicos. “Hoje, a educação profissional tecnológica comemora 113 anos com a criação das primeiras escolas de aprendizes artífices”, lembrou.

O Secretário Tomás Sant’ana apresentou os programas do governo federal que tem como foco a educação técnica e se mostrou receptivo aos projetos do Sistema CFQ/CRQs. Ele recebeu o jogo Mistura Explosiva, produzido pelo CFQ e pela Abipla com o objetivo de informar e educar sobre misturas químicas que podem ser perigosas (veja detalhes na próxima página).

Também foi destaque na reunião o QuimTec, uma iniciativa do CFQ que visa auxiliar profissionais técnicos da área da Química na gestão de seus negócios e carreiras. O projeto traz palestras de relevância em diversas áreas de atuação desses profissionais.

Para o presidente do Conselho Federal de Química, José de Ribamar Oliveira Filho, é muito significativo se aproximar das instituições que possam fortalecer a Química no Brasil. “Tudo o que tem Química a gente apoia. É preciso unir as instituições com planejamento e visão estratégica para trabalharmos de forma positiva para os profissionais da Química”, ressaltou.

Entre outros, o encontro contou também com a presença da Coordenadora Geral da Setec, Maria Ilca da Silva, dos conselheiros federais Wagner Contrera Lopes, que também é superintendente do CRQ-IV e Rodrigo Alan Rodrigues, do CRQ-II (MG).

 

Data foi oficializada pela Lei 11.940/2009

O Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico foi estabelecido pela Lei n° 11.940, sancionada pelo governo federal em 19 de maio de 2009. A lei estabeleceu 2009 como ano da Educação Profissional e Tecnológica e o dia 23 de setembro como o Dia Nacional dos Profissionais de Nível Técnico.





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região