Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2022 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Jogo criado pelo CFQ e Abipla mostra riscos das misturas caseiras


Iniciativa integra ações educativas das entidades destinadas a dissipar fake news

 

Jogo integra ações do CFQ/Abipla destinadas a esclarecer o público sobre o uso correto dos produtos de limpeza

Um tradicional jogo de tabuleiro cujo objetivo é avançar casas por meio dos pontos obtidos com um par de dados. No caminho, entretanto, cartas oferecem informações sobre os riscos das misturas domésticas de produtos saneantes e QR Codes remetem a conteúdos em vídeo. Esse é o Mistura Explosiva, jogo desenvolvido pelo Conselho Federal de Química (CFQ) e pela Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla) com o objetivo de alertar os consumidores e esclarecer fake news sobre o tema.

A iniciativa integra a parceria formalizada entre as duas entidades em agosto deste ano, visando desenvolver ações conjuntas com foco em comunicação, educação e conscientização. Entre outras medidas, o acordo compreende a elaboração de estudos, materiais de orientação, campanhas educativas e cursos.

O Mistura Explosiva foi apresentado no workshop “Limpando conceitos, clareando ideias!”, realizado em 30 de agosto, na sede do CFQ, em Brasília. O evento foi destinado a jornalistas e influenciadores digitais, que foram convidados a aprender de forma lúdica sobre o uso correto dos produtos de limpeza.

Na ocasião, a presidente da Abipla, Juliana Marra, destacou os esforços que têm sido feitos para que a mensagem relativa aos riscos das misturas caseiras chegue ao maior número de pessoas.

O conselheiro federal Ubiracir Fernandes Lima Filho lembrou que a gestão do risco na manipulação dos produtos cabe ao Profissional da Química. E mesmo quando é seguro fazer as misturas, a escolha da concentração correta demanda conhecimento. “Qual é o risco de se fazer uma mistura dessa em casa? O principal risco é um dano à saúde”, alertou.

Química estranha – O Mistura Explosiva também foi destaque durante visita, no dia 29/09, que representantes do CFQ fizeram ao Colégio Saint Germain, na Zona Leste de São Paulo. A equipe estava na cidade para participar, juntamente com o CRQ-IV, da Expoprag, evento que reuniu empresas e profissionais do setor de controle de vetores e pragas urbanas.

A visita aconteceu após o professor de Química Hebert Freitas dos Santos entrar em contato com o CFQ e contar que uma das iniciativas aplicadas no colégio foi inspirada no post “Estranhos nomes na Química”, publicado nas redes sociais do Federal em julho deste ano. O conteúdo apresenta as características de substâncias com nomes inusitados – como a Draculina, o Ácido Diabólico e a Luciferina – e fez grande sucesso, alcançando mais de 3,5 mil curtidas no Instagram.

Intitulado “A Química Estranha”, o projeto criado pelo professor Hebert com alunos do 3º ano do Ensino Médio propôs que eles estudassem a origem, estrutura e aplicações dessas substâncias e desenvolvessem posts criativos para as redes sociais.

“Além de trazer uma abordagem diferente para a Química Orgânica, conseguimos desenvolver uma cultura digital. Isso traz uma responsabilidade para eles [alunos] em termos de pesquisa, de busca por fontes confiáveis”, contou o professor.

A escola foi presenteada com um exemplar do Mistura Explosiva. É projeto do CFQ enviar o jogo para outras instituições de ensino, mas ainda não há uma data para que essa distribuição tenha início.
 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região