Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Nov/Dez 2006 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselheiro Massabni escreve sobre o Prêmio Nobel de Química
Autor(a): Antonio Carlos Massabni


 
Em 2006, o prêmio Nobel de Química foi concedido ao bioquímico norte-americano Roger Kornberg por seu trabalho sobre a conversão do DNA (ácido desoxirribonucléico) em RNA (ácido ribonucléico), um processo conhecido como "transcrição".

Roger Kornberg, de 59 anos, é professor e pesquisador na Faculdade de Medicina da Universidade de Stanford (EUA). Ele se envolveu com a pesquisa genética desde o início de sua carreira acadêmica, realizando trabalhos ao lado de Francis Crick, um dos descobridores da estrutura do DNA. Roger Kornberg trabalha há muitos anos na busca da caracterização exata do processo de transcrição genética.

Os artigos científicos mais recentes sobre a transcrição genética foram publicados em 2004 na revista Science. O comitê que premiou Kornberg cita como avanço fundamental a publicação de dois artigos em 2001, os quais deram início a transcrições detalhadas da estrutura de uma enzima, chamada RNA polimerase. Esta enzima é responsável pela estruturação do RNA mensageiro, que leva as informações contidas no DNA do núcleo para as outras partes da célula. Essa "transcrição" possibilita a formação de proteínas essenciais para as células e para a vida.

Nos anos seguintes, novas estruturas cristalinas de RNA-polimerase foram resolvidas pelos pesquisadores do laboratório de Roger Kornberg. As estruturas descreviam diferentes complexos funcionais com DNA, RNA, nucleotídeos e outras proteínas. Esse acúmulo de informações possibilitou uma interpretação dinâmica do processo de transcrição, segundo avaliou o comitê do Nobel.

As descobertas de Roger Kornberg têm ajudado os geneticistas a desenvolverem novas drogas contra o câncer, problemas cardíacos e outros tipos de doenças. O próprio vencedor do Nobel confirma que uma aplicação imediata de suas pesquisas é o desenvolvimento de antibióticos para o tratamento de males como a tuberculose, por exemplo. Acredita-se que as pesquisas de Roger Kornberg possibilitarão a descoberta de novas drogas para a cura de vários tipos de doenças na próxima década.

A biografia de Roger Kornberg está disponível em www.bookrags.com/biography/roger-kornberg-wog  Os artigos publicados na revista Science de 2004, por sua vez, estão disponíveis em: Science, vol. 303, p. 983-988 e p. 1014-1016. Outras informações em http://nobelprize.org

Família de geneticistas - Roger é filho de outro laureado com o Nobel, o médico Arthur Kornberg, que ganhou o prêmio em 1959, trabalhando também em pesquisas no campo da genética. Além do pai, Arthur Kornberg, agora com 88 anos, Roger tem outro irmão trabalhando na mesma área de pesquisa: Thomas Kornberg, descobridor das enzimas DNA polimerase II e DNA polimerase III.

Professor aposentado do Instituto de Química da Universidade Estadual Paulista, de Araraquara/SP, Antonio Carlos Massabni é conselheiro suplente do CRQ-IV. Contatos podem ser feitos pelo e-mail amassabni@uol.com.br

 




Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região