Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Conselho renova patrocínio para Olimpíada de Química de SP


Disputa será organizada pela nova direção da regional paulista da ABQ

Divulgação

 

Professor Mauro Bertotti planeja várias mudanças na ABQ/SP

O Conselho será um dos patrocinadores da edição 2022 da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP), competição que há mais de 20 anos estimula jovens do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano Ensino Médio a se interessarem pelo estudo da Química. O CRQ-IV está entre os apoiadores mais antigos do evento e para a próxima edição contribuirá com R$ 7 mil reais, valor que poderá ser usado basicamente para a produção do material de divulgação do evento, como a impressão dos cartazes que serão enviados às instituições e ensino. Em troca, terá seu logotipo estampado nos meios de divulgação do concurso.

A OQSP 2022 deverá ser oficialmente lançada na primeira quinzena de outubro, quando serão divulgados o tema das redações, regulamento e cronograma das provas objetivas. A competição é organizada anualmente pela regional paulista da Associação Brasileira de Química, que em agosto passado elegeu para sua presidência o Bacharel em Química Mauro Bertotti. O novo dirigente e sua diretoria foram empossados em setembro.

Graduado pela Universidade de São Paulo (USP), Bertotti é mestre e doutor em Química Analítica por essa mesma universidade, e possui título de pós-doutorado pela Universidade de Southampton (Reino Unido). É ex-diretor tesoureiro da ABQSP e, atualmente, atua como professor titular do Instituto de Química da USP.

Segundo Bertotti, parte do planejamento da nova gestão inclui a criação do site da ABQ-SP para divulgação de suas iniciativas, com destaque para a OQSP; maior interação com as escolas de Ensino Médio do Estado de São Paulo, com atenção especial para os alunos de escolas públicas; ampliação do número de estudantes convocados para a Fase Final da OQSP 2022 (em torno de 300 alunos); divulgação de um relatório sobre a OQSP 2022, incluindo as melhores redações, as provas e gabaritos, para que o site da ABQ-SP sirva como uma plataforma de aprendizagem de conteúdos de Química; e a implementação de um programa de Iniciação Científica Júnior com a oferta de bolsas de estudo do CNPq destinadas a alunos de escolas públicas paulistas.

A chapa eleita para ocupar os cargos de direção da ABQ-SP pelos próximos dois anos é formada ainda pelo vice-presidente Jairo José Pedrotti, o diretor secretário Lucas Carvalho Veloso Rodrigues, o vice-diretor secretário Fábio Rodrigues, a diretora tesoureira Cassiana Seimi Nomura e o vice-diretor tesoureiro Rômulo Augusto Ando.

 

Inscrições para seletiva terminam dia 18

Estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano Ensino Médio (ou 4º ano do Ensino Técnico) têm até o dia 18 de outubro para se inscreverem na Seletiva Estadual, exame que servirá como uma das vias de acesso à fase final da Olimpíada de Química do Estado de São Paulo (OQSP) 2022, competição classificatória para a Olimpíada Brasileira de Química. Ambos os eventos são organizados pela Associação Brasileira de Química. Clique aqui para mais detalhes.

 

 

 





 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região