Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Set/Out 2021 

 


Relação de Matérias   Próxima Matéria

Fiocruz conclui pré-validação do IFA nacional da vacina covid-19


Rodrigo Pereira/Fiocruz

 

A Fiocruz, por meio de seu Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos), concluiu dia 27 de setembro a produção dos primeiros lotes de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional da vacina Covid-19. O insumo passará agora por testes de controle de qualidade para, em seguida, ser encaminhado para a etapa de processamento final do imunizante.

Os lotes de pré-validação servem para demonstrar que o processo funciona e/ou para detectar a necessidade de adequação nos documentos e processos.

Outros dois lotes, de uma segunda etapa para a fabricação do IFA nacional para validação do insumo produzido no Brasil, estão em produção: um na fase de biorreação, quando as células são infectadas pelo vírus para que o mesmo se multiplique, e o outro na etapa de expansão celular, quando as células são multiplicadas em meios de cultivo.

Em paralelo, os lotes seguem por testes de comparabilidade junto à AstraZeneca, de modo a confirmar que os resultados obtidos por Bio-Manguinhos/Fiocruz estão de acordo com aqueles preconizados pelo transferidor da tecnologia. A partir disso serão submetidas à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) as documentações necessárias à alteração do local de fabricação do IFA no registro da vacina, requisito para a entrega das doses nacionalizadas ao Ministério da Saúde.

A previsão da Fiocruz é de que as entregas da vacina totalmente produzida no Brasil comecem a ser realizadas ainda no último trimestre de 2021.

Até o dia 29 de setembro, a Fundação já havia produzido 290 milhões de doses da vacina.

 

Com informações da Agência Brasil e da Fiocruz





 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região