Busca
Faça uma busca por todo
o conteúdo do site:
   
Acesso à informação
Bolsa de Empregos
Concursos Públicos (CRQ-IV)
Consulta de Registros
Dia do Profissional da Química
Downloads
E-Prevenção
Espaços para Eventos
Informativos
Jurisprudência
Legislação
LGPD
Linha do Tempo
Links
Noticiário
PDQ
Prêmios
Prestação de Contas
Publicações
QuímicaViva
Selo de Qualidade
Simplifique
Sorteios
Termos de privacidade
Transparência Pública
 

Jan/Fev 2021 

 


Matéria Anterior   Próxima Matéria

Balanço - Pandemia de coronavírus impactou as atividades do Conselho em 2020


Contudo, entidade criou mecanismos para otimizar os recursos e o atendimento

Os indicadores de resultados obtidos pelo Conselho no exercício de 2020 configuram um quadro permeado pelos impactos decorrentes da pandemia de Covid-19. A fiscalização de profissionais e empresas da área química (atividade-fim do CRQ-IV), por exemplo, foi afetada de forma expressiva, tendo sido temporariamente interrompida por medida de segurança.

Os demais setores do Conselho também reorganizaram suas atividades, adaptando-as à nova realidade, marcada pela obediência às medidas governamentais de proteção sanitária, incluindo adoção do sistema de home office e uma digitalização ainda mais ampla de processos diversos, com foco nos atendimentos prestados a pessoas físicas e jurídicas, a exemplo das emissões de registro profissional e de certidões.

Fiscalização – Em 2020, o corpo de 28 fiscais do CRQ-IV (sendo 14 com atuação na Capital e Região Metropolitana e os demais no Interior e Litoral) realizou um total de 8.327 vistorias, uma queda de 55,2% em relação ao exercício de 2019, quando ocorreram 18.601. Após uma paralisação temporária para atender a decretos estaduais que tinham como objetivo evitar a proliferação do novo coronavírus – quando os agentes fiscais concentraram seus esforços na atualização cadastral de profissionais e empresas –, os trabalhos da Fiscalização foram retomados gradualmente em esquema de plantão e com apoio do corpo administrativo do setor.

Foram recebidas e apuradas diversas denúncias, muitas delas relacionadas à falsificação de produtos, como álcool gel 70%, e à instalação de túneis ou cabines de desinfecção de pessoas, que não possuem eficácia cientificamente comprovada contra o novo coronavírus, além de trazerem riscos à saúde. Com relação aos túneis, o setor, em conjunto com as Comissões Técnicas do CRQ-IV, além do apoio de entidades externas e lideranças políticas, desenvolveu e segue fazendo um intenso trabalho no sentido de conscientizar as autoridades públicas quanto à ineficácia desses dispositivos.

No total, foram emitidos 429 autos de infração a pessoas físicas (na maioria dos casos, por falta de registro profissional) e 1.127 foram direcionados a empresas que, muitas vezes, não tinham registro no Conselho ou não comunicaram a entidade a respeito da substituição do Responsável Técnico (veja nos gráficos 1 e 2 as especificações de cada tipo de infração). Em relação ao exercício anterior, esses números representam queda de 54,7% no caso das pessoas físicas e de 15,8% quanto às pessoas jurídicas.
 

Gráfico 1

Gráfico 2

 

Mantendo a diretriz orientativa do trabalho, a Fiscalização promoveu 15 cursos gratuitos com o tema Entendendo a Responsabilidade Técnica, que faz uma apresentação geral das implicações da função. Destes, cinco foram presenciais (de janeiro a março, antes da decretação da pandemia) e os outros 10 virtuais, no período de junho a novembro. Ao todo, 836 profissionais participaram desses cursos. Veja no gráfico 3 um balanço dos outros treinamentos promovidos.

 

Gráfico 3



No exercício de 2020, a Fiscalização passou por uma reestruturação. Como parte dos esforços para otimizar os recursos públicos arrecadados e tendo em vista as oportunidades oferecidas pelo desenvolvimento tecnológico proporcionado pela Internet, o setor propôs e a direção do Conselho decidiu encerrar as atividades dos escritórios do Litoral e Interior, o que foi concretizado em outubro. Tal decisão foi motivada também pela baixa procura por parte de profissionais e representantes de empresas, que vinham demonstrando preferência crescente pelos serviços oferecidos pelo site do Conselho.

Plenário – Foram realizadas 31 sessões plenárias ao longo de 2020, sendo 11 presenciais e 20 virtuais. Estas foram implantadas em abril para respeitar o distanciamento imposto pela pandemia de Covid-19 e preservar o atendimento à sociedade na demanda de solicitações de registros e outros serviços.

O Plenário do CRQ-IV analisou 9.180 processos de profissionais e 5.824 de empresas, totalizando 15.004 processos durante o ano. Em relação a 2019, houve diminuição de 29,7% nas demandas de profissionais e redução de 2,4% naquelas feitas por empresas.

Ao todo (veja tabela 1), foram concedidos 3.656 registros – entre provisórios e definitivos – para profissionais, o que representou uma redução de 26,1%, possivelmente causada pela pandemia, em relação ao exercício anterior, quando houve a concessão de 4.949 registros. No caso das empresas, o total de registros emitidos foi de 996, 4,1% a menos que os 1.039 contabilizados em 2019.

Já o total de correspondências expedidas pela Secretaria do Conselho caiu de 36.789, em 2019, para 35.879 no ano passado.

Atendimento – No período de abril a junho, as modalidades presencial e telefônica de atendimento foram suspensas em razão das medidas de prevenção à Covid-19. Os trabalhos do setor foram mantidos em sistema de home office, com os atendimentos sendo realizados por e-mail e também pelo site do Conselho.

A digitalização dos processos, em curso nos últimos anos, foi intensificada para atender a demandas de profissionais e empresas, a exemplo de procedimentos para registro no Conselho.

A central telefônica foi reativada em junho. Já no mês seguinte, foi implantado um sistema de agendamento para a retomada dos atendimentos presenciais. Além disso, a partir de setembro, foi implementado – inicialmente para empresas – o sistema MeuCRQSP, que permite o envio de solicitações de serviços diversos, tais como atualização cadastral e comunicado de baixa de Responsabilidade Técnica diretamente pelo site. De setembro a dezembro, foram recebidas 1.342 solicitações por esse sistema. Em janeiro deste ano, esse serviço eletrônico também foi disponibilizado para os profissionais.

 

Sistema MeuCRQSP foi implementado em 2020 para empresas; hoje, também está disponível para profissionais

 

O balanço das atividades do setor aponta um total de 118 mil atendimentos realizados, sendo que, destes, 98.805 (83,7%) foram feitos por e-mail, 16.798 (14,2%) por telefone e 2.397 (2,03%) presenciais. No comparativo com 2019, houve crescimento do índice de demandas atendidas por e-mail (73,4%) e diminuição no de atendimentos telefônicos (-22,4%) e na modalidade presencial (-61,6%).

Também como decorrência da pandemia, houve queda nos totais de processos abertos: -14,6% de pessoas físicas e -5,2% de empresas.

Comunicação – O site e as redes sociais do Conselho foram ferramentas importantes para a divulgação das mudanças administrativas e operacionais adotadas pela entidade durante a pandemia, tais como a implementação do sistema MeuCRQSP e orientações sobre o envio de documentos digitalizados por e-mail.

No decorrer do ano, foram publicadas 194 notas/reportagens na seção “Noticiário” do site, uma média de 16 notas/mês, e atualizadas todas as páginas com informações sobre registros e outros serviços.

Os perfis do Conselho nas redes sociais apresentavam, no final de 2020, os seguintes números de seguidores: 12.411, no Facebook; 4.255, no Instagram; e 1.107, no Twitter. Todos esses dados superaram os registrados em 2019, quando foram contabilizados, respectivamente, 11.748, 2.509 e 1.056 seguidores.

Já o canal da entidade no YouTube terminou o ano com 1.853 inscritos (eram 415 em 2019). Esse crescimento foi proporcionado principalmente pelas lives e cursos promovidos pelas Comissões Técnicas do Conselho. Ao longo de 2020, foram publicados 36 vídeos – 15 deles relacionados a eventos ao vivo transmitidos pela plataforma.

Além disso, em novembro, foi criado um perfil no LinkedIn, que contabilizava 31 seguidores e 22 notas publicadas até o dia 10 de dezembro.

Jurídico – No período de março a junho, os atendimentos de demandas judiciais foram feitos exclusivamente por e-mail e telefone. Após esse período, os trabalhos presenciais foram retomados
gradualmente.

Em paralelo, o Departamento Jurídico elaborou, em conjunto com a Gerência de Recursos Humanos, diversas portarias visando adequar a gestão do CRQ-IV às novas regras estabelecidas pelas autoridades públicas para o trabalho presencial, garantindo a segurança dos funcionários e do público.

As restrições impostas pela pandemia também impactaram a participação do Conselho em mutirões de conciliação promovidos pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região. No decorrer do exercício, foram realizadas audiências virtuais com profissionais e representantes de empresas das cidades de Araraquara, Jundiaí e São Paulo, tendo sido efetivados acordos em 24 dos 30 processos pautados.

O setor encerrou o ano contabilizando 7.268 processos em andamento, dos quais 895 começaram a tramitar em 2020. No mesmo exercício, foram concluídas 880 ações.

Entre os serviços prestados pela Gerência Jurídica, cabe ressaltar também a assessoria oferecida para pessoas físicas e jurídicas registradas no CRQ-IV em demandas envolvendo outros órgãos de classe, sobretudo o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-SP). A assessoria visa preservar a legalidade do registro pacífico dos interessados abordados. No ano passado, 41 empresas e 9 profissionais procuraram a entidade para registrar reclamações contra o Crea-SP, que lhes estava impondo autuações, em afronta às legislações que garantem o registro nos CRQs.

Portal  – Todos os dados relativos à prestação de contas de 2020 e de anos anteriores podem ser consultados no Portal da Transparência do Conselho.

 

 

 

 





Relação de Matérias                                                                 Edições Anteriores

 

Compartilhe:

Copyright CRQ4 - Conselho Regional de Química 4ª Região