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Jan/Fev 2021 

 


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Indústria - Fabricantes de produtos de limpeza projetam crescimento de 3% em 2021


Estimativa, que inclui o lançamento de produtos, ajudará na manutenção de empregos

 

Pixabay

De acordo com estimativas da Associação Brasileira das Indústrias de Produtos de Higiene, Limpeza e Saneantes de Uso Doméstico e de Uso Profissional (Abipla), a produção das indústrias do setor pode crescer ao redor de 3% em 2021. “Ainda existe uma boa demanda por produtos de limpeza, até por conta da pandemia, mas temos que avaliar qual será o real impacto do fim do auxílio emergencial [bônus concedido pelo governo federal às camadas mais pobres da população durante a pandemia] nos números”, diz Paulo Engler, diretor-executivo da entidade.

O setor, que fechou 2020 com volume de produção estável em relação a 2019, vem crescendo acima do Produto Interno Bruto (PIB) há alguns anos e a pandemia, apesar de ter provocado uma demanda maior por produtos de desinfecção, exigiu que as indústrias tivessem que adaptar, rapidamente, suas estratégias para garantir acesso da população a itens de limpeza.

Divulgação  
Engler: setor deverá lançar vários produtos este ano  

A volatilidade, porém, foi um desafio que a indústria teve de enfrentar. Se de janeiro a julho registrou-se um crescimento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2019, a produção caiu bruscamente no segundo semestre, fazendo com que o volume encerrasse o ano em estabilidade.

“A queda coincide com a diminuição do auxílio emergencial”, explica Engler, lembrando que, mesmo com a baixa no segundo semestre, o setor fechou com números melhores que os da indústria em geral, que caiu 4,5%, segundo dados oficiais do governo.

O executivo acredita que, em 2021, o mercado, que fatura anualmente mais de R$ 26 bilhões, deverá receber lançamentos de diversos segmentos, como limpeza perfumada, detergentes para roupas, amaciantes e produtos multiuso. “Alguns lançamentos acabaram sendo diferidos, por conta da pandemia, mas já notamos que as indústrias vêm se estruturando para colocar novos produtos no mercado em breve, o que colaborará para a manutenção dos níveis de empregos diretos na área fabril, que tem hoje em torno de 58 mil pessoas com carteira assinada”, estima Engler.

SAÚDE – O diretor da Abipla destaca ainda que os produtos de desinfecção de ambientes podem continuar com boa demanda e reforça que a população deverá manter os cuidados na prevenção ao novo coronavírus, mesmo com a chegada da vacina.

A opinião é corroborada pelo gerente de Produtos de Higiene, Perfumes, Cosméticos e Saneantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Itamar de Falco Junior. “Como a imunização ainda vai levar um tempo para beneficiar todos os brasileiros, a manutenção dos cuidados que tivemos até aqui é fundamental. Continuar promovendo as ações de limpeza e desinfecção das superfícies e a prática de antissepsia das mãos ajudará a manter a saúde de cada um”, alerta o gerente da Anvisa.
 

Com informações da Abipla





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